Esse termo, na Bíblia, é usado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. No Antigo se usa o termo hebraico “saris”, que aparece 42 vezes na Bíblia (veja aqui). Em grego, o termo se tornou “eunouchos”, aparecendo 8 vezes no Novo Testamento (veja aqui).

Deveríamos buscar o significado dessa palavra no Antigo Testamento e no seu contexto, mas a sua origem não é clara. Alguns acreditam que venha de um termo assírio que significa “aquele que está à cabeceira do soberano”. De qualquer forma, o significado básico é “funcionário da corte”. Na língua hebraica, todavia, ganhou um segundo significado: “castrado”. Esses dois significados podem ter sido identificados em um único pela fama de confiança que tinham os “castrados” e por isso era normal encontrá-los servindo os soberanos orientais como mordomo. Por isso, ao menos no início, não é fácil de entender que conceito esteja por trás do uso dessa palavra. Por exemplo, Potifar, o egípcio que comprou José, era dito “eunuco”, mas sabemos bem que era casado (Gênesis 39,1) e, portanto, nesse caso, a tradução melhor é “funcionário da corte”. Por outro lado, em Isaías 56,3, onde é usado o mesmo termo “saris”, é evidente que o sentido é “castrado”.

No Novo Testamento, como dito, se usa “eunouchos”, que literalmente significa “preservar o leito” (euné + exo = leito + preservo). Como no hebraico, ela não significa necessariamente “castrado”, mas alguém que está “à cabeceira”. De fato, em Atos dos Apóstolos 8,27, o termo pode significar ambos os casos, mas em Mateus 19,12 é evidente o sentido de “castrado”.

Nessa última passagem, Jesus elenca três tipos de eunucos:

  1. Há eunucos que nasceram assim, do ventre materno.
  2. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens.
  3. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.

Os “eunucos espirituais”, a terceira voz do elenco, são aqueles que renunciam àquilo que é natural e legítimo por causa do reino dos céus. Segundo uma antiga tradição, o grande padre da igreja Orígenes teria se castrado, interpretando literalmente essa passagem de Mateus.