Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP

Li com atenção sua pergunta para responder a partir do que o texto bíblico do evangelho de Lucas 2,21-29, nos apresenta. O evangelista Lucas narra a circuncisão de Jesus e assim descreve:

21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido” (Lucas 2,21) Bíblia de Jerusalém.

Os evangelhos não falam que retornaram a Nazaré em seguida ao nascimento, o texto de Lucas narra da seguinte forma em 2,39:

“Terminada de fazer tudo conforme a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para Nazaré sua cidade”. (Lucas 2,39) Bíblia de Jerusalém.

Depois da circuncisão outra cerimônia se desenvolvia a apresentação da criança no Templo e a Purificação da Mãe com o cumprimento do sacrifício de duas rolas conforme a lei prescrevia para pessoas pobres. Foi isto que aconteceu.

A distância entre Jerusalém e Nazaré é de 120 Km, num deserto íngreme, pedras areia difícil de caminhar. Mesmo que Maria fosse montada em um burrico não fariam este trajeto, naquele momento. O mais provável confirmando o texto, fizeram tudo o que a lei prescrevia e depois voltam para Nazaré. Lucas nada fala do lugar aonde a família de Jesus permaneceu, se foi na gruta do nascimento outro lugar. Provavelmente foi na gruta mesmo. A distância do local do nascimento até Jerusalém eram 6 quilômetros.

Quanto a importância que tem a circuncisão no Judaísmo e o Batismo no cristianismo podemos dizer que são duas cerimonias importantes que introduzem as crianças em uma comunidade.

Para os Judeus a circuncisão, é algo que identifica entre os outros povos, como sinal de pertença ao Povo de Deus. Tem diferentemente do cristianismo aspectos que devem ser considerados. Para pertencer ao povo de Deus a criança deverá ter mãe Judia. Um detalhe que faz com que os Judeus se tornam um grupo diferente dos outros.

O Batismo no cristianismo também é a introdução numa comunidade. O batismo está aberto a todos desde que professem a fé em Jesus Cristo.

Em poucas palavras seria isto, mas a questão mereceria um estudo mais detalhado para ampliar a compreensão.