Olá  Wendy do Rio de Janeiro!

Para responder sua pergunta comecemos com o versículo bíblico que fala do Conselheiro ou Paráclito:

“16 e rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito para que convosco permaneça para sempre. (João 15,16) Bíblia de Jerusalém.

Entendemos Conselheiro ou Paráclito a partir do significado de origem grega da palavra, e ao mesmo tempo a palavra se equivale ao termo que vem do latim “ad-vocatus”, usado por nós da língua portuguêsa a partir da Liturgia. Está palavra Conselheiro, Paráclito, Consolador, encontramos somente no evangelho de João: Jo 14,16-26; João 16,7; 1 carta de João 2,1. Recordando João 16,7 assim escreve:

“16 No entanto eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois se eu não for, o Paráclito não virá vós. Quando eu for, enviá-lo-ei a vós.” (João 16,7) Bíblia de Jerusalém.

Do que já lemos e entendemos do evangelista João ele é considerado o evangelista que escreve a respeito do Espírito. O termo aparece inúmeras vezes referindo-se ao Conselheiro ao Paráclito.

Quando o texto fala de Conselheiro e Paráclito se refere a Espírito Santo considerando o Espirito que atuou na vida de Jesus e fez que ele realizasse sua missão no anuncio da Palavra do Pai, nos seus atos presente no poder dos milagres e no poder de suas ações entre o povo como Messias enviado do Pai.

No versículo 16, João mostra que o Conselheiro ou Paráclito passa ter nos que creem em Jesus uma ação diferente como Conselheiro que foi pedido ao Pai pelo próprio Jesus.

Os antigos entendiam o uso do vocábulo Conselheiro, Paráclito como um patrão que defendia seu cliente, mesmo fora de um tribunal de julgamento, considerado como Paráclito.

A presença do Conselheiro ou Paráclito é entendida na forma de ajuda intelectual, na solução das dificuldades. Esta ajuda pode ser até um simples conselho. Daí a compreensão de Conselheiro, conforme a pergunta.

Concluindo:

A compreensão correta par Conselheiro ou Paráclito seria de uma ajuda, a alguém realizada pelo Defensor, Conselheiro ou Paráclito. Esta ajuda ou presença se manifesta naquele que crê em Jesus. Confirmado pelo papel que Jesus cumpriu com seus discípulos, e que agora cumprirá a partir do céu. Assim a ideia compreensível seria de assistência e de conselho. Isto se confirma em João 14,26:

“26 Mas o Paráclito (o Conselheiro), o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, é que os ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse” (João14,26) Bíblia de Jerusalém.