Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

Iniciemos sua resposta olhando o que nos diz o texto bíblico de 2Rs 19, 31 - 35a.36

31 “Pois, de Jerusalém sairá um resto, e do monte Sião, sobreviventes. Eis o que farão zelo e Iahweh dos Exércitos. 35 Naquela mesma noite, saiu o Anjo de Iahweh exterminou no acampamento assírio cento e oitenta mil homens. De manhã, ao despertar, só havia cadáveres. 36 Senaquerib, rei da Assíria, levantou o acampamento e partiu. Voltou a Nínive e aí permaneceu” (2Rs19, 31 - 35a.36) Bíblia de Jerusalém.

Interpretando o texto a partir do que está escrito podemos dizer, que aconteceu um intervento divino, em favor de Israel. Todas as vezes que Israel era fiel a Deus Ele defendia seu povo. Quando faziam alianças com outros povos, não confiando em Iahweh, ele deixava o exército de Israel a merece de seus inimigos. A linguagem do texto nos afirma, com clareza o exército de Israel era precário, de Jerusalém sairá um resto (quer dizer velhos e aleijados doentes, etc.) e do monte Sião, os sobreviventes. Mas Iahweh, libertara seu povo das mãos do exército de Senaquerib. Diz o texto o Anjo do Senhor exterminou 180.000 homens. Senaqueribe depois da derrota retirou-se para Nínive.

 

A interpretação dos estudiosos: Seria uma Peste?

Encontramos comentários deste texto que dizem: poderia ser uma Peste fulminante, como castigo divino que dizimou o exército assírio.

 

Um anjo destrói os assírios.

35 E aconteceu que a mesma noite saiu o anjo de Iahweh, e exterminou no campo assírio cento oitenta mil; De manhã, ao despertar só havia cadáveres.

 

Um vento quente do sul o “simoon”, conhecido do povo.

O fato inusitado que foi empregado na destruição do exército assírio, seja o mais provável um vento quente do sul comumente chamado de “o simoon”, que nos dias de hoje envolve e destrói caravanas inteiras. Os textos bíblicos de 2Rs 19,7 e Jr 51,1, ajudam a entender. Vejamos o que diz Jeremias 51,1:

“51 Assim disse Iahweh: Eis que vou suscitar contra a Babilônia e contra os habitantes de Leb-Camai um vento destruidor.” (Jeremias 51,1) Bíblia de Jerusalém.

A destruição foi durante a noite; os oficiais e soldado foram negligentes; sua disciplina estava relaxada; os guardas do acampamento não estavam alertas ao fenômeno.