Existem duas linhas que poderíamos abordar a partir da sua pergunta. A primeira dela, mais sensacionalista e que chama mais a atenção é aquela que tenta explicar se a Bíblia fala por exemplo de disco voadores. Existe inclusive um livro, de um pastor presbiteriano, Barry Downing, que tem como título “A Bíblia e os Discos Voadores”. Ele diz que na Bíblia aparecem visitantes alienígenas e cita a passagem de Hebreus 13,2:

Não se esqueçam da hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram anjos.

Ele simplesmente acredita que “anjos” são visitantes extraterrestres.

Outro texto que alguns colocam como manifestação de disco voador é Ezequiel 1,4-5:

Eu vi o seguinte: Do lado norte soprava um forte vento. Foi então que eu vi uma grande nuvem e um turbilhão de fogo. Havia claridade em torno da nuvem e, no centro, um brilho faiscante, bem no meio do fogo. Do meio da nuvem surgiu algo parecido com quatro animais, e cada um lembrava também uma forma humana.

Confundir “anjos” com seres extraterrestres é de verdade uma coisa absurda. São seres da esfera divina, mas não vindos dos astros.

A visão de Ezequiel, retomada por outros livros bíblicos (Daniel e Apocalipse) é simplesmente uma “teofania”, uma manifestação divina, que se caracteriza por elementos da celeste, tais como vento, luz e fogo. Não há nenhuma razão para ver aqui um disco voador, mas simplesmente a presença divina.

A Bíblia não pode tratar dessa realidade, que não conhece e não tem condições de explicar. Imaginem que foi apenas com Copérnico, quando se descobria o Brasil, que a teoria do sol no centro do sistema solar foi afirmada. Um século mais tarde, Galileu Galilei foi condenado como herege porque defendeu essa teoria. Há poucos séculos atrás se acreditava que o centro de tudo era a terra e pensar em discos voadores era coisa absurda.

 

Uma segunda questão que pode abranger a sua pergunta tem a ver com o tema de como a Bíblia se comporta com a possibilidade da existência de criaturas extraterrestres. É uma questão aberta, ligata à teologia. Quando a Bíblia diz que tudo foi criado por Deus, obviamente inclui os astros, com todas as suas realidades. A eventual descoberta de vida fora da terra não muda a verdade revelada pela Bíblia e a centralidade do ser humano na criação.