Olá Leonardo Pires de Vila Velha - ES!

A história do martírio de Paulo e Pedro, conhecemos muito bem, Paulo foi martirizados fora dos muros de Roma, de forma cruel, foi decapitado. E a história da morte de Pedro conhecemos que ele não querendo imitar o mestre pediu para que o crucificassem de cabeça para baixo.

 

Paulo julgado em Roma a seu pedido por ser cidadão Romano

Paulo de Tarso, filho de importante comerciante, adquiriu o título de cidadão Romano, que seu Pai comprou.

Quando preso em Jerusalém, e os judeus o queriam liquidar, usou da prerrogativa de ser cidadão Romano para ser julgado em Roma. Paulo imaginava que adiando o julgamento poderia se livrar. Assim foi enviado a Roma

 

Pedro volta a Roma para ser crucificado

O seguimento de Jesus por Pedro custou-lhe a própria vida. Olhando a Bíblia nada encontramos de seu martírio, a tradição cristã antiga nos relata este fato repetidas vezes, que ele morreu em Roma durante a perseguição encabeçada por Nero, possivelmente em 65 d.C.

Consultando livros da tradição cristã encontramos nos escritos de Hegessipo o seguinte:

“Hegessipo diz que Nero procurava fatos contra Pedro para condená-lo à morte, os cristão já eram numerosos em Roma e começavam causar preocupação. O comunidade cristã percebendo a maldade do imperador Nero, pedem a Pedro, para que fugisse da cidade. Pedro no fim foi persuadido pelos inoportunos pedidos e preparou-se para a fuga.

 

O fato inédito do “Quo Vadis” -  Para onde vais?

“Porém, ao chegar ao portão da cidade, viu o Senhor Jesus Cristo vindo ao seu encontro, a quem Pedro, adorando, disse: — Senhor, para onde vais tu? — Ao que Ele respondeu dizendo: — Estou voltando para ser crucificado. — Assim Pedro, percebendo que com essas palavras o Senhor se referia ao martírio do qual ele estava fugindo, voltou para a cidade. Jerônimo diz que ele foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era — disse ele — indigno de ser crucificado do mesmo modo e jeito como o fora o Senhor.” (John Foxe, O Livro dos Mártires, p. 21, 22) - Veja aqui mais sobre o "Quo Vadis".