Essa sua pergunta deriva do fato que em Mateus 1, na famosa genealogia de Jesus, no versículo 16, diz que Jacó gerou José, o esposo de Maria. Sabemos, ao mesmo tempo, que Jacó é o patriarca pai de José, aquele vendido pelos irmãos a uma caravana que ía em direção ao Egito e que lá se torna famoso, fazendo com que todo a família do seu pai, em momento de carestia, transfira-se para aquele país. É evidente que Jacó, um dos três patriarcas, não é o pai do esposo de Maria. Há uma distância de cerca de 1.300 anos entre os dois personagens, coisa que faz com que excluamos tal hipótese.

O José, que os irmãos, cheios de inveja, venderam para uma caravana, é o penúltimo filho de Jacó e o primeiro que o patriarca teve com sua esposa Raquel (o segundo foi Benjamim). Todo o ciclo da vida desse de José do Egito, como é conhecido, é contado a partir de Gênesis 37,2.

Ao contrário do pai de José do Egito, sobre o pai de José, esposo de Maria, nada sabemos, exceto essa menção em Mateus.

Temos uma outra genealogia de Jesus, apresentada por Lucas 3,23-37. Nesse elenco, José, esposo de Maria, aparece como sendo filho de Eli (versículo 23).