A Bíblia dos judeus, que coincide com o Antigo Testamento da Bíblica Cristã, é formada por 39 livros (na verdade 24, como veremos abaixo). Esses 39 livros são os mesmos que estão presente no Antigo Testamento da Bíblia Protestante. O Antigo Testamento da Bíblia Católica, ao invés, tem 46 livros, pois inclue também aqueles usados no tempo de Cristo, conforme a versão do Antigo Testamento da LXX (veja aqui mais sobre a diferença entre Bíblia Católica e Bíblia Protestante).

Dessa exposição se poderia deduzir que a Bíblia mais próxima daquela hebraica é a dos Protestantes. Mas não é bem assim. De fato, a Bíblia Protestante tem em comum com os judeus apenas o número dos livros do Antigo Testamento, mas possui os 27 livros do Novo Testamento, ausentes na Bíblia Hebraica, e, além disso, a ordem dos livros dos 39 livros do Antigo Testamento não coincide com a ordem da Bíblia Hebraica usada pelos judeus.

A Bíblia Hebraica é feita de 24 livros, pois vários livros que conhecemos são agrupados em um único. Por exemplo, os 12 profetas menores são considerados em um único livro, dito "Trei Asar" (treisar), que significa "dúzia". Também são agrupados os dois livros de Samule, dos Reis, das crônicas, como pode ver no elenco abaixo.

A Bíblia dos Judeus é dita TANAKH (TN'K), que é um acrônimo: são as 3 primeiras letras das divisões tradicionais no texto massorético: Torá (pentateuco), Nevi'im (profetas) e Ketuvim (escritos). Abaixo você pode ver a ordem dos livros na Bíblia usada hoje pelos judeus.

Portanto, se você quer um texto que é aquele usado pelos judeus de hoje, compre o Tanakh, em hebraico: תַּנַ"ךְ; ( /tɑːˈnɑːx/, pronounciado [taˈnaχ] ou [təˈnax] ou TN"K, Tanak, Tenakh, Tenak, Tanach, Tanac. Você encontra em livrarias especializadas, como a SÊFER, que inclusive vende online uma versão.

Aqui segue o elenco dos livros, conforme a ordem que aparece no TANAKH

Torá

1. Bereshìt (בראשית, “No princípio”) = Gênesis
2. Shemot (שמות, “Nomes”) = Êxodo
3. Vaiyikra (ויקרא, “Chamou”) = Levítico
4. Bemidbar (במדבר, “Deserto”) = Números
5. Devarim (דברים, “Palavras”) = Deuteronômio

Profetas (Nevi'im)

6. Yehoshua (יהושע) = Josué
7. Shoftim (שופטים) = Juízes
8. Sh’muel (שמואל) = 1 e 2 Samuel
9. Melakhim (מלכים) = 1 e 2 Reis
10. Isaiah (ישעיה) = Isaías
11. Yermiyahu ( ירמיהו) = Jeremias
12. Yehzqè’l (יחזקאל) = Ezequiel
13. Trei Asar ( תרי עשר) = Doze profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Mihá [Miquéias], Nahum, Habacuc, Tsefaniá [Sofonias], Hagai [Ageu], Zacarias e Malaquias)

Escritos (Ketuvim)

15. Mishlei (משלי) = Provérbios
16. ‘Iyyov (איוב) = Jó
17. Shir ha-Shirim (שיר השירים) = Cântico dos Cânticos
18. Rut (רות ) = Rute
19. Eikhah (איכה ) = Lamentações
20. Qohelet (קהלת ) = Eclesiastes
21. Esther (אסתר ) = Ester
22. Daniyyel (דניאל ) = Daniel
23. Ezra veNechemia (עזרא ונחמיה) = Estras e Neemias
24. Divrei Hayamim (דברי הימים) =  e1 e 2 Crônicas