Na terra santa existem dois polos importantes: a região da Judeia e a da Galileia, com Jerusalém e o Lago de Tiberíades caracterizando respectivamente cada região. As distâncias são pequenas: de Jerusalém até o Lago de Tiberíades são cerca de 170 quilômetros. Apesar disso é muito melhor escolher duas sedes para sua estada em Israel. Nós, dessa vez, ficaremos em Jerusalém e em Tiberíades.

De Jerusalém você poderá visitar os principais locais que certamente entram em suas expectativas: os diversos lugares da cidade de Jerusalém (Santo Sepulcro, Via-Crucis, Monte das Oliverias, Muro das Lamentações, Getsâmini, etc), Belém, Ain Karem, Betânia, Emaús, Jericó, Qumran, Mar Morto, Massada, Bersabeia e Tel Aviv.

Na Galileia, a cidade moderna de Tiberíades é uma boa escolha, pois fica a poucos quilômetros de Nazaré, de Caná, do Tabor e de todas as localidades às margens do Lago, como Cafarnaum e Tabga. Hoje Israel chama essa região de Distrito Norte e a sua capital é Nazaré.

O aeroporto de chegada na Terra Santa fica a poucos quilômetros de Tel Aviv, no litoral. Os peregrinos, quando chegam, vão para a Galileia (cerca de 140 quilômetros) ou para Jerusalém (cerca de 50 quilômetros). Se for para a Galileia – ou também volta de lá, aproveite a viagem para visitar Cesareia Marítima (cidade central politicamente falando no tempo de Cristo) e o Monte Carmelo, na cidade de Haifa. Ambas as localidades estão no litoral mediterrâneo.

 

Hotéis

As agências de viagem, para economizar, tendem a propor hotéis um pouco fora dos centros. Com um grupo, tive a oportunidade de ficar em Belém, em uma zona nova aonde estão surgindo tantos hotéis. Todavia a escolha não foi muito feliz, pois você perde a chance de viver experiências muito significativas, como visitar tranquilamente Jerusalém de noite ou fazer uma visita no Santo Sepulcro de manhã cedinho, quando a basílica é praticamente vazia.

As agências têm seus hotéis costumeiros e a maioria deles é excelente. O que você pode verificar, se for com um grupo, é se estará em um lugar central, ao menos em Jerusalém, e assim terá ou não a possibilidade, de noite ou de manhã cedo, de dar uma voltinha por conta própria.

Se você vai por conta própria, existem muitas alternativas. O ponto de partida é olhar as ofertas que existem nas plataformas tradicionais da internet, como Airbnb ou booking.

Organizando essa nossa viagem, constatamos que os B&B ("cama e café da manhã") não são economicamente convenientes, além da constatação que as acomodações são pouco confortáveis. Nessas plataformas, os apartamentos custam caro. Confesso que nunca ficamos num B&B em Israel e talvez esse juízo seja apenas uma impressão.

Em termos de hotéis, há muitas congregações religiosas que acolhem os peregrinos. Embora sejam acostumados a ter grupos, estão abertos também a pessoas que viajam por conta própria. Uma das cadeias de hotéis mais tradicional da Terra Santa é a “Casa Nova”, que pertence aos franciscanos, com estruturas centrais em Jerusalém, Ain Karen, Belém, Tabor, Tiberíades e Nazaré. Não é fácil encontrar lugar com eles, mas não custa tentar. De qualquer forma, as opções são muitas.

Em termos de preços, um quarto duplo, com café da manhã, custará por volta de 100 dólares; com grupos, esse preço diminui.

Se alugar um carro, como aconselho, escolha um local aonde possa estacionar sem problemas.