:Olá Paula Franciele Alves de Lima de Curitiba PR !

Em poucas palavras poderíamos responder sua pergunta desta forma:

Os livros do Antigo Testamento são importantes para a Sociedade atual, por tudo aquilo que encontramos em suas páginas ou seja o que está registrado e escrito neles servindo de normas e orientações para a vivência das pessoas em sociedade. Nos livros sagrados encontramos as Leis de Deus os Mandamento e os preceitos de DEUS. Deus forma um povo para si, promete ajuda é proteção desde que este povo seguisse suas normas e mandamentos. Toda esta caminhada do povo de Deus narrada na chamada história da salvação mostra os altos e baixos do povo. Tempos que o povo de Deus foi obediente a seus preceitos e Deus amou e protegeu este povo e tempos obscuros em que o povo de Deus abandonou Seu caminho, confiando a outros deuses e pagando muito caro por isto. O povo de Deus foi abandono, exilado, perseguido e muitos morreram.

O Antigo Testamento é importante pois em suas páginas encontramos um tratado de, ética e moral sócio familiar, que orienta a família de Deus. Também nas páginas do Antigo Testamento encontramos a constituição do Sacerdócio Levítico, a formação do templo de Jerusalém as normas de justiça social (relacionamento entre as pessoas) e de justiça  comercial (normas que orientavam a vida econômica das pessoas) de modo particular ainda é mostrado como deve ser o temor a Deus para estarmos bem diante dos olhos Dele. Em suas páginas encontramos as profecias que chamavam novamente o povo de Deus para os caminhos que se comprometeram, encontramos as orações deste povo os Salmos etc. Estes estão incluídos nas orações das comunidades nos dias atuais. Em fim não podemos deixar de lado as normas e conceitos que o Antigo Testamento apresenta e que nos ajudam a caminhar nos dias de hoje.

O Antigo Testamento é visto como preparação a chegada do Messias.

Sem a caminhada do povo de Deus no Antigo Testamento, não teríamos o Novo Testamento. Jesus mesmo diz nos evangelhos: “Eu não vim prescrever a lei ou os profetas, mas sim vim completar”. É isto que os evangelhos nos mostram. Antigo Testamento é visto como preparação necessária a chegada do Messias, Jesus Cristo. Ambos se completam.