O discurso por excelência da partida de Jesus se encontra em João 13,33 - 14,11. É nessa passagem que ele anuncia aos apóstolos que “para onde vou vós não podeis ir”. Dá, então, aos discípulos o “novo mandamento”: o mandamento do amor. Esse amor será o elemento que distinguirá os seus seguidores, que são convidados a não ter medo do futuro (14,1):

Cesse de perturbar-se o vosso coração.

É importante sublinhar que essa narração de João começa (13,1) com a seguinte contextualização: “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai.”

Essas palavras, portanto, estão intimamente ligadas com a Páscoa, com a morte e ressurreição de Cristo, embora provavelmente você busque uma citação mais explícita.

Outra passagem emblemática se encontra em Lucas, quando o evangelista conta os eventos da ascensão do Senhor. Jesus deixa os discípulos e lhes promete o Espírito Santo (Lucas 24,49; Atos 1,4-15).

 

Sobre a ordem de celebrar a Páscoa, encontramos em Lucas e Paulo a ordem de repetir a Ceia, gesto fundamental, celebrado durante a Páscoa (veja também Mt 26,26-29 e Mc 14,22-15):

Lucas 22,14-19

14 Quando chegou a hora, Jesus se pôs à mesa com os apóstolos. 15 E disse: «Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal, antes de sofrer. 16 Pois eu lhes digo: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus.» 17 Então Jesus pegou o cálice, agradeceu a Deus, e disse: «Tomem isto, e repartam entre vocês; 18 pois eu lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.» 19 A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim.»

1Coríntios 11,23-25

23 De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24 e, depois de dar graças, o partiu e disse: «Isto é o meu corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim.» 25 Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: «Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim.»

Além dessas passagens, não existe um texto que responda a sua questão de forma mais direta, principalmente no que concerte a celebrar a Páscoa "quando se sentirem sozinhos". De qualquer forma, o sentido da Páscoa é exatamente o de dar esperança a situações como essa: temos a certeza de que Deus está conosco e nos redime, tirando-nos dos momentos mais difíceis da nossa vida, dando novo sentido a ela.