Olá Djanira Neri Cruz de Salvador - BA!

Sua pergunta embora interessante é colocada entre as curiosidades bíblicas que alimentam muito a mente dos leitores que gostam de saber detalhes que os escritos sagrados muitas vezes não revelam.

Assim, responder pelo tempo e duração da permanência da Sagrada Família no Egito, não encontramos nada escrito no Novo Testamento.

Transmito como resposta o que encontrei no Texto do Novo Testamento, e na leitura que fala de Herodes o Grande, autor da matança das crianças em Israel e que motivou a fuga da Sagrada Família para o Egito.

Comecemos com o texto bíblico de Mateus 2,13-14:

13. Após o seu regresso, eis que o anjo do Senhor manifestou-se em sonhos a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe durante a noite, e partiu para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.

14. Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

15. Ali ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor por meio do profeta: Do Egito chamei o meu filho (Os 11,1). (Mateus 2,14-15) Bíblia de Jerusalém.

O texto é claro e diz: ficaram no Egito até a morte do Rei Herodes e o menino estava então seguro.

Outras informações vieram da literatura que fala de Herodes o Grande, em especial do historiador Flávio Josefo (in Antiguidades Judaicas, 17.6.4) diz que Herodes morreu depois de um eclipse lunar. Provalmente entorno o ano 4 a.C. (não falamos neste momento do desencontro das datas, pois poderá ser resposta de outra pergunta, ou mesmo nas respostas que estão no portal)

Alguns peritos médicos hodiernos e estudiosos concluíram que o rei padecia de doença renal crônica complicada por gangrena de Fournier, e depressão.