Olá Ruben de Portugal!

Para responder a sua pergunta olhei duas traduções do texto Bíblico, para ajudar a compreensão:

A tradução da Bíblia Almeida para este texto de 1 Cor 7,8-9, assim traduziu:

“E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom que permanecessem no estado que eu também vivo. Caso, porém, não se dominem que se casem, porque é melhor casar do que viver abrasado”. (1 Cor 7,8-9) Bíblia Almeida

“Mas, se não podem guardar a continência, casam-se, pois, é melhor casar-se do que arder em concupiscência. (1 Cor 7,-8) Bíblia de Jerusalém.

Olhando as duas traduções uma esclarece a outra, nos ajudam na compreensão entre abrasar-se e praticar a concupiscência. Para mim a compreensão de ser concupiscente é mais fácil do que viver abrasado.

Uma segunda questão na compreensão do abrasar-se, vem do capítulo 7 da 1 carta aos Coríntios em que Paulo escreve diretivas pastorais indicando soluções de problemas diversos sobre o casamento. Paulo evangeliza Corinto, uma cidade portuária, movimentada, com navios vindo de muitos lugares, depois de semanas de viagem, e que seus navegadores chegando em terra firme, caiam, nas malhas da depravação, do consumo de bebidas e mulheres. Para Paulo Corinto era uma cidade depravada. O evangelho de Jesus que ele pregava, encontrava enormes barreiras de oposição. Por este motivos ele está atento aos recém convertidos quando a prática cristã. Neste capítulo 7, Paulo escreve longamente diretivas para uma vivência cristã, de homens e mulheres, casados ou não, solteiros ou viúvos etc.

Paulo fala o termo abrasar-se, aos que estão livres, afirmando que seria melhor se poderiam casar-se. Ele entende com isto não que seja melhor casar-se do que sofrer a tentação, mas que é melho rcasar, do que acontecer que seja vencido pela tentação e pecar, na situação em que se encontram. Para muitos a verdade seria está: A gloria de um homem que supera a tentação não está em não ser tentado, mas em não ser vencido pela tentação. Isto é não se abrasar com o pecado e a tentação carnal.