Olá Gilson Silva de Sá de.Rubinéia--SP

Sua pergunta não deixa de ser importante. Nossa mente reflete segundo as informações e orientações que nossas comunidades nos pedem quando recebemos a ceia do senhor. Devemos estar conscientes do que estamos recebendo e receber de forma digna.

A última ceia de Jesus se caracteriza por dois momentos, narrados pelos evangelhos sinóticos:

Primeiro momento: Jesus e os 12 discípulos se reúnem em um local determinado para celebrarem a ceia aáscal conforme o ritual judaico da Páscoa.

Segundo momento: Durante a ceia Pascal, Jesus institui a eucaristia.

Ora em nossa compreensão  imaginamos que  Judas Iscariotes como sendo o traidor de Jesus e  em seguida o entregaria as autoridades de Jerusalém, não deveria estar presente da ceia, e nem mesmo se alimentar do que era oferecido. Mas a resposta vem do próprio texto de Mateus, que está muito claro. Vejamos Marcos 14:

Ao cair da tarde foi com os doze. Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo me trairá” (Marcos 14,17-18) Bíblia de Jerusalém.

Depois o texto fala que em meio a ceia Pascal Jesus institui a Eucaristia, não diz nada que Judas, depois deste anuncio de Jesus de sua traição tenha saída da refeição. A compreensão ficará para cada um. Alguns filmes que narram o acontecido, mostram Judas saindo da ceia, mas nada disto está escrito. O texto narra que enquanto comiam, tomou Jesus...

“ENQUANTO COMIAM, TOMOU Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei: isto é meu corpo) (Mateus 26,26)

Conforme os evangelhos tudo indica que Judas, participou da ceia Pascal Judaica, conforme o ritual da Páscoa, e que enquanto comiam Jesus abençoou o pão que estava a mesa e o vinho, e todos os que participavam da ceia Pascal comeram do pão e beberam o vinho. Este foi o sinal impresso por Jesus, como o novo ritual de Páscoa em que ele mesmo passa ser o sacrifício pela humanidade.