Olá Maxsuel da Silva Almeida de Campina Grande - PB!

Sua pergunta me deixou inquieto para elaborar uma resposta, pois o assunto é amplo existindo para isto inúmeras orientações da Igreja católica para as celebrações, e que na verdade foge do objetivo que nos propomos nas respostas bíblicas. A resposta seria longa, dificultando a leitura para muitos leitores do portal. O assunto na verdade, é tratado na Liturgia das celebrações que são celebradas em diferentes momentos. No domingo, em tempos diversos, Natal, Páscoa etc., em celebrações de dias de semana, festa de santos etc., em celebrações de exéquias, batizados, casamentos e outras, que em sua parte inicial, é inspirada na Palavra de Deus utilizando textos, do Antigo Testamento, Salmos, Novo Testamento. Na celebração do domingo, na Igreja católica, aparecem 4 tipos de leituras, 1 leitura Antigo Testamento, 2 leitura Salmos, 3 leitura dos apóstolos (cartas), 4 leitura do Evangelho. Todas estas leituras centralizam a mensagem do evangelho para o domingo ou a celebração.

Consultei as orientações da Igreja chamado “Elenco das Leituras da Missa”, um livro de mais de 100 páginas, que apresenta um estudo e orientações completas sobre as leituras bíblicas na missa. Não é este momento adequado para comentar estas orientações.

Resumindo a resposta deixo estas informações respondendo sua pergunta. Durante o tempo de Páscoa a primeira leitura é tirada dos Atos dos Apóstolos, que mostra a atividade dos apóstolos no início da Igreja. Neste período de tempo e deixado de lado a leitura do Antigo Testamento, que é tradicional, e prepara o tema do Evangelho de Jesus. Ainda cito a Festa da Ascensão onde a primeira leitura é dos Atos dos Apóstolos. Existem ainda muitas outras festas em que aparecem textos do Novo Testamento como primeira leitura, deixo estas para teu conhecimento.