As duas festas são celebradas tanto em ambiente cristão quanto naquele judaico. As suas origens estão nos textos do Antigo Testamento e os judeus até hoje celebram, nessas duas ocasiões, o que deu origem a essas festas e que, no mundo cristão, foram transformatos pelo evento Cristo.

Nas duas tradições, ambas as festas estão ligadas pelos 50 dias que separam uma da outra. Pentecoste é uma palavra que recorda o número 50, especificamente ligado aos 50 dias. A festa de Pentecostes é celebrada, em ambas religiões, 50 dias depois da Páscoa.

 

Pentecostes

A festa judaica tem seu fundamento em quanto dito em Levíticos 23,15-22, onde é chamada "Festa das Semanas". A partir do primeiro dia da colheita, serão contados 7 semanas completas e no 50 dia será levada uma oferta ao Senhor. É um dia de "Assembleia Santa". A partir da destruição do templo pela Babilônia, a celebração dessa festa começou a recordar o dom da Lei, recebida por Moisés no Sinai.

Os cristãos, ao invés, nesse dia relembram o dom do Espírito Santo, recebido pelos apóstolos reunidos no Cenáculo, 50 dias depois da Ressurreição de Cristo, conforme contato em Atos dos Apóstos 2.

 

Páscoa

Para os cristãos, Páscoa significa a ressurreição de Cristo, a passagem da morte para a vida nova, para a Vida Eterna. Para os Judeus também significa "passagem", mas se trata da passagem da escravidão do Egito para a conquista da Terra Prometida. Os judeus, nesse dia, celebram a saída do Egito, conduzidos por Moisés, conforme contado em Êxodo 12. Nas duas religiões a festa da Páscoa é celebrada na começo da primavera do Hemisfério Norte.