Olá Gilson Silva de Sá

Interessante sua pergunta. Aborda a questão do puro e do impuro, dos rituais judaicos que eram observados à risca.

Começo respondendo pela forma que os judeus lavavam as mãos nestes rituais. A resposta vem do 2 livro dos Reis 3,11, vejam os o texto:

Está aqui Eliseu filho de Safat, que derramava água nas mãos de Elias”(2Reis 3,11) Biblia de Jerusalém

Tudo indica que a água era derramada sobre as mãos da pessoa, para serem purificadas, geralmente um servo fazia este trabalho.

Em vez de mergulhá-las numa vasilha com água, nos tempos antigos era comum lavarem-se as mãos derramando água sobre elas. A água suja então escorria para a vasilha ou bacia, sobre a qual se posicionavam as mãos.

Outro texto de Exodo 30,18-21 fala em bacia, que servia para serem lavados os pés e mãos. Vejamos:

Iahweh Falou a Moises, dizendo: Farás uma bacia de bronze, com a base também de bronze, para as abluções. Coloca-la entre a tenda da reunião e o altar, e a encherás de água. Com a qual Aarão e os seus filhos lavarão as mãos e os pés. (Exodo 30,18-21) Bíblia de Jerusalém

Neste texto do livro do Exodo não aparece os detalhes de como eram os pés e mãos lavados. Se mergulhavam na Bacia ou derramavam a água nas mãos e pés que escorria para a bacia.

 

Minha experiência no Centro de Conservação do Judaísmo em Jerusalém:

Atualmente como os judeus purificam as mãos antes das refeições.

Nos anos que estive em Jerusalém, durante uma semana convivi no Centro de Conservação do Judaísmo em Jerusalém. Nesse local se pratica as normas do judaísmo conforme os Judeus mais radicais. Local onde existe um albergue para Jovens, e ali se realizavam semanalmente palestras sobre o judaísmo. Muito utilizado nas festas judaicas de ano Novo, Dia do Perdão, Tendas, etc.

No refeitório deste albergue para Jovens, existe baldes de água com uma caneca, em que cada um dos que fazem as refeições tiravam a água dos baldes com a caneca e lavava as mãos. A água escorria na pia.

 

Concluindo

A melhor compreensão é esta: os judeus religiosos utilizam água para purificar as mãos e ela é despejada, com um caneco. Não sendo mais utilizada.

Nas bodas de Cana (veja João 2) se fala em jarras de água que serviam para a purificação dos Judeus, assim se tira a água e se despejava sobre as mãos mesmo porque a boca das jarras é pequena. Penso que nada condiz com que alguns dizem que Jesus fez o milagre do vinho com água suja...