Olá César Jucá de Belém - PA!

Na verdade vamos encontrar estes quatro seres vivente: Homem, Leão, Novilho e Águia na narrativa do profeta Ezequiel 1,4 e depois eles reaparecem em Apocalipse 4,7-8.

A compreensão destas imagens veem da simbologia bíblica explicando uma realidade divina. São utilizadas imagens conhecidas, que com mais facilidade poderão ajudar na compreensão do significado que elas indicam.

 

Os 4 animais que aparecem no livro de Ezequiel 1,4

São animais estranhos, compostos de parte do ser humano, do leão, touro e águia.

A situação do povo de Deus era de cativeiro estavam na Babilônia e desta terra vem estas imagens tiradas dos antigos Karibus assírios, lembram os querubins da arca nomeados em Ex 25,18. Estes seres que imitavam os karibus, possuíam, cabeça humana, corpo de leão, patas de touro e asas de águia. Estas figuras estranhas guardavam a entrada dos Palácios da Babilônia.

Estes animais encontrados na frente dos palácios, semelhantes a servos dos deuses pagãos agora estão atrelados ao carro do Deus de Israel. Dão ajuda e proteção. Javé está com seu povo, seu lugar não é só Jerusalém.

 

Os 4 animais que aparecem no livro do Apocalipse 4,7-8

Estes quatro animais do livro do apocalipse retomam os traços e o significado dos quatro animais do livro de Ezequiel.

Estes quatro animais são quatro anjos que controlam o governo do mundo físico.

 

Por que o número 4, os quatro animais?

O número quatro que designa os 4 animais é cósmico: poderíamos entender como os quatro pontos cardeais do universo: Norte �?? Sul Leste �?? Oeste ou poderia significar os ventos que sopram. Teriam em �??suas mãos�?� o controle do Universo.

As formas dos quatro animais é entendida como o que existe de mais nobre e mais forte na natureza, as  criatura terrestres e o que é considerado o mais perfeito. São símbolos não entes reais.

  • O homem: o que é mais sábio.
  • O Leão: o que é mais nobre.
  • A Águia: o que é mais ágil
  • O touro: o que é mais forte

 

O que diz a tradição cristã com Santo Irineu?

Desde a época de Santo Irineu a tradição cristã comeu a entender que estes quatro animais representam os quatro evangelistas.

  • O homem: O Evangelho de Mateus
  • O Leão: O Evangelho de Marcos o que é mais nobre.
  • A Águia: O Evangelho de João.
  • O touro: O Evangelho de Lucas.