A Bíblia, composta pelo Antigo e Novo Testamento é seguida somente pelos cristãos, cuja religião é o cristianismo.

O Antigo Testamento é o livro básico para os judeus, que portanto também seguem a Bíblia, dita Bíblia Hebraica, pois não inclue os textos gregos. Eles são os representantes do judaísmo, outra religião.

O islamismo é outra religião, dita, como as duas anteriores, "do livro", pois tem como base o Corão. Os seus seguidores são os muçulmanos. Embora tenham tantos elementos em comum com cristãos e judeus, vendo nos profetas, em Maria e até no próprio Cristo pessoas de grande importância para sua fé, não podem ser considerados como os cristãos e judeus, que se apoiam na Bíblia.

 

Confissões cristãs

Dentro da religião cristã, do cristianimsmo, existem inúmera confissões, que não saberia quantificar. Algumas dessas confissões, chamadas, às vezes, erroneamente de "seitas", são históricas: católicos, ortodoxos, armênios, valdeses, protestantes, luteranos... Outras confissões nascem em continuação e são denominadas, algumas vezes, com o termo "evangélico", pois enfatizam o evangelho, e outas de "pentecostais", acentuando a ação do Espírito Santo na própria vida.

Essas diferentes denominações não podem ser chamadas de religiões, pois são todos cristãos.