Junto ao cruzamento de Hatishbi, na região do Profetas Elias, está sendo revelada uma das maiores descobertas arqueológicas atuais, no antigo sítio de Tel Kashish, junto a cidade moderna de Yokneam, Jokeneam na Bíblia.

Os primeiros resultados da pesquisa arqueológica estão sendo revelados pelo Autoridade das Antigüidades de Israel(AAI em português e IAA em Inglês), devido aos trabalhos realizados na construção do gasoduto do norte de Israel que deverá passar pelo local, transportando gás natural, por empresa uma empresa nacional.

No sopé do Tel Kashish (Tel Cassis, ou colina dos idosos), as surpresas não cessaram desde o início das operações. Durante duas semanas os arqueólogos da AAI escavaram um grande espaço, o que os levou a cerca de mais de 100 artefatos de cultos impressionantes desde 3500 anos A.C. As escavadeiras paravam cada vez que se aproximavam do fundo, mas mais uma vez, novos elementos foram descobertos, e uma fascinante camada de ferramentas intactas foi revelada.

Dentro do poço estreito as ferramentas foram encontradas intactas em uma cova, empilhadas umas sobre as outras, e outras ferramentas foram quebradas por aquelas que foram colocados sobre as primeiras.

Entre os resultados da pesquisa: uma ferramenta usada para queimar incenso no culto, um rosto de uma mulher que fazia parte uma taça ritual, esculpido em cerâmica, onde era feita a dedicação de bebida ritual ao deus cananeu El, copos e taças com bases altas, e outros instrumentos para comer e beber. Além disso, foram achados outros artefato normalmente encontradas de Micena na Grécia e que foram importados, incluindo artefatos para guardar óleos preciosos usados em culto - uma prova das relações comerciais com a Grécia antiga e encontra-se oculto.

Segundo os arqueólogo Dr. Edwin Van Dan Brink e Uzi Ad, o diretor da escavação que é dirigida em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, esta é uma descoberta rara: Até agora não haviam sido conhecidas invenções como as tais há 3.500 anos atrás.

�? raro também encontrar dezenas de ferramentas tão bem preservadas: A maioria das escavações estão cheias de fragmentos de artefatos, mas aqui as ferramentas estão praticamente intactas, cada uma foi encontrada no lugar com grande cuidado, será retirada, pintada e documentada, revelando o local onde mais ferramentas poderão ser encontradas.

O arqueólogo Dr. Van Dan Brink disse haver duas hipóteses sobre a finalidade do poço encontrado. "Durante esse tempo, segundo a tradição, os filhos de Israel ainda estavam no Egito ou no deserto, e as ferramentas eram provavelmente utilizadas para a adoração pagã de ídolos pelos cananeus.

Durante este período, era costume que cada cidade tivesse o seu próprio templo, que utilizavam artefatos especiais para a adoração.

No final da Idade do Bronze Final (período cananeu) haviam muitas destruições na região, inclusive Tel Kashish teria sido destruída pelo fogo, bem como Tel Yokneam que está bem próxima. Portanto, uma hipótese é a colocação dos artefatos ali, afim de salvá-los da destruição após alguma batalha.

Outra possibilidade é que os artefatos tenham sido utilizados para um culto específico templo, e a seguir, teriam saído de uso: Como os artefatos pertenciam a um ritual específico, provavelmente foi colocado em um esconderijo especial, ao invés de serem jogados no lixo como eram outros artefatos.

Esta não é primeira vez que obras de infra estrutura nacional revelam verdadeiros tesouros da antiguidade, nem provavelmente será a ultima.