A Arca da Aliança é um objeto importante da história de Israel em que eram conservadas a Tábua da Lei (os 10 mandamentos), a Vara de Aarão e um pouco do maná, três elementos intimamente ligados com a aliança de Deus com os hebreus.

Foi construída sob as orientações de Moisés (veja Êxodo 25,10-22) e acompanhou o povo escolhido por Deus até a destruição do Templo de Salomão, que aconteceu em 587, quando Nabucodonosor conquistou Jerusalém. Uma tradição diz que Jeremias, nessa ocasião, a teria escondido no Monte Nebo, na atual Jordânia (2Macabeus 2).

Ela representava a presença de Deus no meio do povo. Por isso era conduzida junto com o exército nas batalhas, na conquista da Terra Prometida, Canaã. Quando o povo lutou contra os filisteus, nem sempre venceu as guerras que travou. Por isso, a Arca acabou caindo na mão dos filisteus, como podemos ler no começo do livro de Samuel. Esteve nas mãos dos filisteus, em Dagom, Asdobe e Ecrom, até que sofreram as consequências de seu poder e decidiram restituí-las aos hebreus, estando primeiro em Bet-Shemesh e depois em Kiriat Yarim, onde permaneceu por 20 anos, sob os cuidados de Eleazar (1Samuel 6).

 

No tempo de Davi a Arca chega em Jerusalém

Foi na tempo de Davi, cerca de 1000 anos antes de Cristo, que a Arca chegou em Jerusalém, tendo sido colocada primeiro em uma tenda e depois, quando Salomão construiu o templo, dentro do Santo dos Santos. Foi Davi o protagonista dessa ação, em duas etapas: a primeira de Kiriat Yarim até Obed-Edom e, em seguida, até Jerusalém

A história desse evento, que contém a resposta da sua pergunta, é contada em 2Samuel 6. Coloco abaixo o texto dos versículos 1-17:

1Davi reuniu de novo os melhores homens de Israel, cerca de trinta mil. 2 Junto com seu exército, partiu para Baala de Judá, a fim de transportar a arca de Deus que aí estava e que levava o nome de Javé dos exércitos, assentado sobre os querubins. 3 Carregaram a arca de Deus numa carroça nova, para tirá-la da casa de Abinadab, que ficava sobre uma colina. Oza e Aio, filhos de Abinadab, conduziam a carroça nova. 4 Oza caminhava à esquerda da arca de Deus e Aio ia na frente dela. 5 Davi e toda a casa de Israel, entusiasmados, iam fazendo festa diante de Javé, cantando ao som de cítaras, harpas, tamborins, pandeiros e marimbas. 6 Quando chegaram à eira de Nacon, como os bois estavam fazendo a arca de Deus tombar, Oza estendeu a mão para segurá-la. 7 Então a ira de Javé se inflamou contra Oza, e Deus o feriu por causa da sua falta; e Oza morreu aí mesmo, junto à arca de Deus. 8 Davi ficou triste, porque Javé abrira uma brecha, atacando Oza; por isso, deram a esse lugar o nome de Brecha de Oza, nome que se conserva até hoje.

9 Nesse dia, Davi teve medo de Javé, e disse: «Como é que a arca de Javé poderá ser introduzida em minha casa?» 10 Então Davi desistiu de transferir a arca de Javé para a cidade de Davi. Por isso a levou para a casa de Obed-Edom de Gat. 11 A arca de Javé permaneceu três meses na casa de Obed-Edom de Gat. Por isso é que Javé abençoou Obed-Edom e toda a sua família.

12 Então informaram ao rei Davi: «Javé abençoou a família de Obed-Edom e todos os seus por causa da arca de Deus». Contente, Davi foi e transportou a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13 Cada seis passos que os carregadores da arca de Javé davam, Davi sacrificava um boi e um bezerro gordo. 14 Davi dançava com todo o entusiasmo diante de Javé e vestia um efod de linho.

15 Desse modo, Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca de Javé, com aclamações e toques de trombeta. 16 Quando a arca de Javé entrou na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, estava olhando pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando diante de Javé; por isso, o desprezou no seu íntimo.

17 Levaram a arca de Javé e a colocaram no lugar reservado para ele, dentro da tenda que Davi tinha mandado armar.