Olá Raimundo Neto de Fortaleza - CE!

Esta pergunta que se refere aos 12 aos 30 anos de Jesus, chegaram no portal das mais diversas formas. Poderás encontrar diversas respostas, após a leitura de outras respostas terás conhecimento deste tema que atrai a curiosidade de muitos leitores da Bíblia. Afinal o Novo Testamento nada fala de Jesus depois de sua apresentação no Templo de Jerusalém. Os evangelistas apenas afirmam: Por medo dos filhos de Herodes Jesus e sua família foram morar na Galileia,

“23e foi morar numa cidade chamada Nazaré para que cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado de Nazareu” (Mateus 2,23) Bíblia de Jerusalém.

Como afirmamos acima nada se encontra no Novo Testamento, deste período de vida de Jesus (12-30 anos) encontramos na literatura apócrifa. Esta literatura por séculos ficou escondida nas bibliotecas, mas hoje é muito utilizada pelos estudiosos da Bíblia como um instrumento auxiliar de compreensão do Novo Testamento.

Para fatos relacionados a Jesus dos 12 aos 30 anos encontramos estes livros apócrifos:

1 – O Evangelho do Pseudo Tomás.

2 – O evangelho árabe da infância de Jesus.

3 – A História de José o Carpinteiro

4 – O evangelho armênio da Infância de jesus.

A resposta desta pergunta: O que Jesus fez dos 14 aos 30 anos?, poderá ajudar-te, confira:

http://www.abiblia.org/ver.php?id=794&id_autor=66&id_utente&caso=perguntas

Especulações que Jesus esteve na Índia e entrou em contado com as religiões orientais.

Programas sensacionalistas de Televisão e revistas de curiosidades, com frequência publicam artigos sobre este tema curioso: Jesus na Índia entre os 12 e 30 anos. A matéria divulgada por este tipo de imprensa apenas impressiona as pessoas e colocam mais dúvidas sobre estas curiosidades do que esclarecerm os fatos. Tudo isto é mera fantasia sem provas comprobatórias.

Concluindo:

A Bíblia não procurou ocultar o período de vida de Jesus entre os 12 e 30 anos, não existem razões para que não se conheça a vida de Jesus neste período. A palavra de Deus não quer enganar ninguém.

Os evangelistas deixaram esta lacuna em seus escritos porque o fato importante da vida de Jesus, inicia com sua vida pública e o anúncio do Evangelho. Não existe razão em escrever o lado de trabalho de Jesus na carpintaria de José, que certamente exerceu, fazendo cadeiras, mesas, armários, etc...ou o trabalho na agricultura ajudando seu Pai José, isto não acrescentaria nada.

 

Consulta:

BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vidade Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém, pág. 24-25.

ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004.

ALBERTO, ELLI, Vida (e morte) de José o Carpinteiro), revista terrasanta (edição portuguesa) n 4, 1992, pág. 31-32, editora Cação Nova.