Depois de vários anos de pouca chuva, o nível de água do Mar Morto tem diminuído cerca de 15 metros. Todavia, durante o último inverno, que está terminando no hemisfério norte, o nível aumentou de 8 centimetros. Praticamente as chuvas dos últimos meses cobriram a falta de água de 2009, mas ainda não foram suficientes para preencher o vazio deixado pela falta de chuva dos últimos 5 anos.

A água estava abaixo da linha vermelha, o limite crítico de água do Mar Morto. Agora voltou a tocar esta linha. Finalmente voltaram as águas da torrente Naaman e muitos outros pequenos rios, que têm água somente no inverno, voltaram a correr para o Mar de água extremamente salgada. A torrente Saar foi aquela que conduziu o volume maior de água para o Mar, com cerca de 25 metros cúbicos por segundo.

O Mar Morto é alimentado geralmente pelo Rio Jordão e Arnon, que derramam suas águas neste lago. Todavia, devido ao uso da água do Jordão e do Arnon feito sobretudo para a irrigação na agricultura, em Israel e na Jordânia, pouca água tem chegado ao Mar Morto.

O Mar morto se encontra na depressão mais profunda da terra, a 413 metros abaixo do nível do mar. Tem 76 quilômetros de comprimento e 16 de largura, com uma superfície de 650 Km quadrados. Por causa do alto índice de sal presente na água, as plantas e peixes não conseguem sobreviver.