As autoridades arqueológicas de Israel comunicaram que se está projetando um amplo trabalho de escavações arqueológicas embaixo da praça diante do Muro das Lamentações, diante do Monte do Templo. Este processo criará um parque arqueológico embaixo da área onde atualmente os judeus rezam. O local continuará aberto à oração, pois será sustentada por pilares. Será, invés, criada uma nova área embaixo, onde no passado ficavam os fiéis que vinham ao Templo.

O problema é que os trabalhos podem provocar graves reações nos palestineses, que acusam Israel de tentar danificar as mesquitas que se encontram na explanada do Templo. As desordens dos últimos dias talvez sejam já consequências dos boatos existentes.

Na semana passada o governo de Israel convidou os jornalistas estrangeiros a visitar as escavações na área do Muro. A visita permitiu aos jornalistas admirar as descobertas e, ao mesmo tempo, constatar a veracidade das críticas vindas do mundo muçulmano.

O Rabino Rabinovitch informou aos cronistas que a lei judaica proibe as escavações embaixo do Templo, onde se encontra a Mesquita de Al-Aksa.

Os jornalistas encontraram também engenheiros e técnicos que trabalham no local. Todos garantiram que, apesar das acusações, as escavações não provocam estragos nas estruturas das mesquitas. Dizem eles que, invés, melhoram a estabilidade da área.