Olá Reinaldo de Peruíbe - SP!

No início se utilizava a palavra Judeu para designar um membro do reino de Judá (2 Rs 16,6 – 25,25 – Jr 34,9). Com o passar do tempo e durante o cativeiro, e mesmo depois da volta para a Palestina, os israelitas que formaram o novo Estado passam a serem, conhecidos pelo nome de judeus. Os outros membros da raça israelita, e mais recentemente pela dispersão judaica os que foram espalhados por todo o mundo, foram, no decorrer do tempo, chamados judeus, e a si próprios eles também davam esse nome (Dn 3,8 a 12).

Um pouco mais sobre a designação de Judeus?

Para o nome próprio Judeu entendemos aquele que é nascido de pais que são Judeus (especificamente de mãe Judia) porque a pertença ao povo Judeu vem pela Mãe que deverá ser judia. Também Judeu é todo aquele que aceita como forma de vida o judaísmo, através de sua conversão, conforme os ensinamentos da Torá escrita e oral. Biblicamente falando é Judeu todo aquele que é pertence ao reino de Judá, formado pelas tribos de Judá e Levi (sacerdotal).

Observação: Uma pessoa nascida de um casamento misto entre pai Judeu e mãe pagã não é considerado Judeu.

A segunda parte da pergunta tem a resposta seguindo esta idéia: O judeu no início é definido como um membro da tribo de Judá, entretanto a tradição judaica entende que todo o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó. Da descendência de Jacó nascem os seus 12 filhos que deram nome as 12 tribos de Israel, e que na atualidade os judeus se consideram descendem de uma destas 12 tribos.

Em conclusão o povo judaico, os judeus são descendentes destas 12 tribos.