Aqui a pergunta completa:

Refletindo, sobreveio uma duvida sobre o antigo testamento e o novo testamento. Quando Deus nitidamente estava à frente da humanidade, no antigo testamento, os acontecimentos eram mais violentos. Quero dizer desde a introdução (Gênesis), com Abraão socorrendo Ló dos sodomitas, até os últimos 70 anos de cativeiro na Babilônia, vemos Israel em guerras e aniquilação de seus inimigos. Já com o novo testamento onde Jesus "compra" a humanidade com seu sacrifício, não se faz guerra contra nossos inimigos, mas sim se deve dar a outra face. E, ao invés de lutas como antes, agora temos que seguir os passos do Cristo como ovelha muda ao matadouro. Qual seria a essência dessa mudança radical de comportamento?

Para entendermos a questão que você põe é preciso ter consciência de que a Bíblia não é um livro ditado, do alto para baixo, por Deus. A Bíblia é um livro que conta a história do Povo de Deus e através dela o Senhor se revela. Portanto, Deus não se revela totalmente, mas aos poucos; a revelação é progressiva. Deus não é um no Antigo Testamento e outro no Novo! Ele é imutável, o mesmo quando os reis de Israel lutavam para conquistar os territórios ocupados pelos Cananeus e quando Jesus veio ao mundo. Aquilo que mudou foi a compreensão de Deus. No passado, os reis de Israel podiam pensar que a morte dos inimigos era uma vontade divina, mas no tempo de Cristo essa concepção era impossível, pois Deus, no percurso histórico do Povo Hebreu se havia revelado como o Sumo Bem.

Essa chave de leitura é muito importante. O perigo que ela pode representar está no fato que poderíamos querer excluir o Antigo Testamento, considerando-o como "velho", "ultrapassado", "caduco". Mas não é assim. De fato, como serviu como caminho para o Povo Eleito descobrir quem é Deus, serve da mesma maneira a nós. A revelação plena se dá em Cristo, mas nunca a compreenderemos plenamente se não "percorremos" o Antigo Testamento, que é fundamental também para nós cristãos.