Quem deu a noticia da existência de um texto do Antigo Testamento vindo dos assim chamados �??Ròtulos do Mar Morto�?� e até agora desconhecido é James Charlesworth, professor de estudos do Novo Testamento no Seminário Teológico de Princeton. O pequeno fragmento do manuscrito foi recentemente comprado pela Azusa Pacific University. Trata-se de uma passagem de Deuteronomio 27. No fragmento analisado por Charlesworth, Moisés prescreve que iria entrar na Terra Prometida (um privilégio que ele não vai ser concedida) para erguer um altar de pedra, em honra do Deus único. E, falando sobre a inspiração direta de Deus, ordenou que o altar fosse contruido sobre o monte Garizim. Exatamente este é o detalhe que sugere a originalidade deste texto de Qumran: em todas as versões oficiais, escritas mais tarde, o lugar indicado para a contruçao deste altar é outro, ou seja, o monte Ebal.

Este elemento basta ao professor Charlesworth para que diga, considerando a autoridade dos manuscritos do Mar Morto, que essas palavras, encontradas neste manoscrito estudado por ele, sao as verdadeiras palavras pronunciadas por Moises.

A versao canonica, que temos em nossas biblias, deve ser fruto de um acordo entre grupos religiosos que se confrontavam na época em que o texto foi definido.

O fragmento do manuscrito foi mostrado, através de fotografia, pelos responsaveis da universidade de California que comprou o manuscrito, junto com outros 4, de um comerciante de antiguidades. Também os outros manuscritos tem textos do Deuteronomio, exceto um que traz uma passagem de Daniel.