A pergunta integral é a seguinte:

Será a fórmula do batismo em nome da trindade (Mateus 28:18) realmente bíblica? Se você concorda então porque os apóstolos teriam desobedecido a Jesus. Após a "suposta ordem de Jesus" de se batizar em nome da trindade, ninguém obedeceu. Estranho, não é? Esse tipo de batismo só veio a ser aplicado muito tempo depois da morte de todos os apóstolos. Será que Jesus deu realmente esta ordem? O batismo antes da morte de Jesus era realizado no nome de Jesus e depois de sua morte e ressurreição continuou assim. Depois de Jesus ressuscitar ressuscitar teria ordenado que se batizasse na trindade mas todos ignoraram esta ordem. Não consta nada que respalde que esta ordem deveria ser aplicada a partir do Concílio de Nicéia.

Como você mesmo lembra, Mateus 28,19 diz:

Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

É verdade que em Atos 2,38 se pede que as pessoas sejam batizadas em nome de Jesus Cristo. Mas essa afirmação provavelmente não tem a ver com o ritual do batismo em si, mas muito mais com o significado do próprio rito, que é uma profissão de fé em Cristo, tomada de posse, por Cristo, daqueles que lhe são consagrados.

A Associação do batizado às três pessoas da Trindade deve ter-se estabelecido mais tarde, mas isso nada tira da sua natureza, que une o cristão à pessoa de Jesus Salvador, cuja obra salvífica procede do Pai e se completa pela efusão do Espírito Santo.

É certo que Jesus não deu indicações exatas de como realizar o batismo. Isso nasceu e se desenvolveu a partir da fé na salvação de Cristo acontecida através de sua morte e ressurreição, sendo definida pela comunidade primitiva. Alguns elementos dessa reflexão teológica já se encontram nos escritos dos apóstolos, mas se desenvolveram também posteriormente, assim como tantos elementos da nossa expressão de fé. É limitado pensar que todos os detalhes da vida do cristão estão na Bíblia. Ali encontramos os fundamentos da fé que se desenvolvem também nos nossos dias, afinal estamos também nós, hoje, buscando ver Deus como Ele é, sem véu, como foi revelado em Cristo.