Olá Artur Gomes de Diadema - SP!

Prudente a sua pergunta buscando informações para uma melhor compreensão do texto bíblico. Algumas Bíblias oferecem aos leitores materiais suplementares: como índices, tabelas cronológicas, mapas etc. Tudo isto pode ser consultado durante a leitura para melhores esclarecimentos. Continue com este seu interesse, isto lhe ajudará muito.

A distância entre Canaã e Mesopotâmia em linha reta, olhando os mapas da região nos indicam um total de 750 Quilômetros

Entretanto na antiguidade a distância se tornava maior cerca de 1330 Quilômetros devido a uma série de fatores:

- Seria impossível para as caravanas de camelos e dromedários seguir em linha reta, pois a região é formada de desertos, sem água e cidades intermediárias. Como o transporte era feito por camelos e cavalos, estes necessitavam de água, e caminhando no deserto, o trajeto se torna longo e demorado por casa das paradas dos oásis. Os oásis para água eram vitais estavam nos roteiros de viagem.

- O possível trajeto era subindo pelo Líbano e depois baixando pelo rio Eufrates. Este trajeto é o mesmo feito por Nabucodonosor levando em cativeiro o povo hebreu para a Babilônia.

Algumas indicações de distância e tempo encontramos no livro de Esdras, que fala que levou 5 meses para percorrer.

Esdras 7,9

“9 Foi no primeiro dia do primeiro mês que iniciou sua partida de Babilônia e foi no primeiro dia do quinto mês que chegou em Jerusalém (Esdras 7,9) Bíblia de Jerusalém.

Este trajeto compreendia aproximadamente 1330 Km de caminhada.

Encontramos material de consulta:

Material de consulta para as distâncias existem.

Já citado, algumas bíblias fornecem mapas na parte suplementar.

- Existem também os Atlas da Bíblia, podem ser adquiridos em qualquer livraria que vende livros orientados para o estudo das escrituras.

- Existem nos mapas mais completos, na parte inferior a chamada escala das distâncias. Nesta escala aparece a indicação das distâncias de Km, por centímetros. Com facilidade calculamos as distâncias de modo aproximado.

A internet também pode nos ajudar, assim que apreendemos a procurar os mapas bíblicos.

Consulta:

LUCIANO, Pacomio, Vanetti Pietro, Pequeno Atlas Bíblico, História, geografia, arqueologia da Bíblia, editora Santuário, Aparecida, SP,1996.

BOCHICCHIO, Vicente (cartógrafo), Atlas da Bíblia, suplemento da Bíblia Sagrada, edições Paulinas, São Paulo, 1968