Olá  Josias Caetano de Oliveira do Rio de janeiro - RJ.

Na época de Jesus existia três caminhos para se chegar a Galiléia a partir da Judéia (ponto de partida a cidade de Jerusalém nas montanhas da Judéia):

Primeiro caminho:

Totaliza a distância de 140 km, hoje por estar em zona de fronteira com a Jordânia e a Palestina, seu percurso é impraticável atualmente é impraticável.

Jerusalém – até a Galiléia seguindo o vale do rio Jordão. O caminho percorria o deserto de Judéia até Jericó e seguia pelo vale do Rio Jordão até Bet – Shean. Era o caminho que os Judeus faziam para ir as festas de preceito em Jerusalém. Ex: Páscoa, Pentecostes, Tendas. Jesus na infância percorria este caminho com sua família.

Segundo caminho:

Totaliza a distância de 120 Km, não era percorrido pelos Judeus devido a presença dos Samaritanos, entretanto Jesus com os discípulos percorreu este caminho.

Está estrada percorria a zona da montanha no cenro da palestina, passando pela Samaria. Os Judeus não faziam este caminho pois consideravam um território impuro. Jesus percorreu este caminho os evangelhos narram várias passagens. A cura dos leprosos. O encontro com a mulher samaritana no Poço de Jacó, etc...

Terceiro caminho:

Totaliza a distância de 150 Km. é o caminho mais longo pois de Jerusalém até o litoral torna o caminho mais longo, e chegando a Megido tem início as montanhas da Galiléia

Rota comercial a chamada estrada do mar. Esta chamada “via maris” tinha como saída o Egito passando por Gaza indo a Megido – Cafarnaum e Damasco.

Nota: A precisão de Quilômetros e metros não possuímos. O que temos é uma ideia das distâncias que Jesus percorreu com os discípulos. Para isto os traçados das estradas modernas de Israel nos ajudam. Os traçados das estradas mudaram, pois devido à situação de guerra na região ergueram-se muros de separação entre Israel e a Palestina atual. Com maquinário modernos muitos caminhos foram endireitados.

Consulta:

PICCIRILLO, Michele, Cenni di Geografia Biblica, Storia e Geografia Biblica, Suplementos - 2 The Route, Studium Biblicum Franciscanum – ano acadêmico 1992, Jerusalém.

Fontes de informação:

Nazareth & Lower Gallee Tourist Map, NazarethTourism Information Center, Blustein Maps & More Ltd, Publishing, 2013

BALDI, Donato, Guida di Terra Santa, Gerusalemme, 1953.

HOADE, Eugene, Guide to the Holy Land, 11ªedição, Franciscan Printing Press, Jerusalem, 1982.