Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Por que Coré, Datã e Abirão se rebelaram contra Moisés e Arão?

Pergunta de Emerson, São João do Meriti / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 19/03/2012


Leia mais sobre Moisés Números

Olá Emerson de São João do Meriti / RJ!

A pergunta envolve fatos muito comuns nas comunidades. A disputa pela liderança, e que muitas vezes, não se olha os critérios divinos e apenas busca-se glória humana. Geralmente quando isto acontece existe divisão desentendimento e muitas vezes palavras ofensivas.

 

O porquê desta rebeldia, encontramos nas entrelinhas do texto: Podemos dizer que seja a de querer a liderança entre os filhos de Israel. Menosprezam a autoridade de Moises e Arão, acusando-o de todas as dificuldades. O Porquê da rebeldia poderia ser o orgulho humano, que sempre coloca tudo a perder. Não imaginavam que se rebelando contra Moises e Arão estavam se rebelando contra Deus.

 

O fato bíblico deste episódio encontramos no livro dos números 16 e 17:

“1 Ora, Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Ruben, tomando certos homens,

2 levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembleia, varões de renome;

3 e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembleia do Senhor?” ...(Nm 16, 1-35)

 

O fato resumido:

Os filhos de Israel Coré, Datã, Abirão e 250 homens que os apoiam, organizam uma rebelião contra Moisés e Arão. Entretanto no final Deus destrói todos rebeldes e seus bens. A rebelião e a murmuração continuam então Deus ordena que Moisés peça ao líder de cada uma das doze tribos para levar uma vara diante do tabernáculo. O sinal visível que indicaria o escolhido por Deus seria o florescimento da vara. Moisés escreve o nome de cada homem na vara que cada um trouxe, O nome de Arão é escrito na vara da tribo de Levi. As varas são deixadas diante do tabernáculo do Senhor durante a noite. No dia seguinte, a vara de Arão estava florida e com amêndoas, sinal que Deus escolhera Arão para ser sacerdote.

 

Ensinamento conclusivo:

 “Coré e seus companheiros de conspiração tiveram o privilégio de subiram com Moisés ao monte, e viram a glória de Deus. Mas o orgulho em seus corações levam eles a buscarem a glória humana. Não imaginavam que Deus, prepara e oferece condições a seus escolhidos.

Agregaram no grupo dos revoltados outros duzentos e cinquenta príncipes, homens de renome. Tiveram força persuasiva de convencer que os fracassos eram atribuíveis a (Moisés), e a exclusão de Canaã fora em consequência da má administração de Moisés e Arão.

O improvável aconteceu por obra divina à vara de Arão floresceu como sinal divino e foi depositada na cavidade lateral da arca, junto com outros sinais da providência divina, um recipiente com maná e os livros da lei de Moisés.

 

Concluindo:

Os filhos de Israel Coré, Datã, Abirão e seus 250 apoiadores estavam se rebelando e desobedecendo a autoridade de Deus quando se mostraram hostis contra Moisés e Arão. Este gesto de rebeldia afastaria o povo de Israel de adorar o verdadeiro Deus e rejeitavam Sua autoridade. O fato narrado no livro dos números quer nos ensinar que a Adoração a Deus e o respeito a Ele andam juntos. São gestos que devem ser cultivados para sermos amados por Deus.

9108 visitas

15 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 02/03/2014

    ANDREA, va procurar o que fazer para curar essa sua idiotice, creio que exista coisa melhor para voce fazer, o certo agora e voce tomar vergonha e entender que suportar seus BESTEIROL ja e o suficiente para as pessoas.

  • Erivaldo (Salvador) - 02/03/2014

    Luis, sai dai, seu ABESTALHADO.

  • Marcos Silveia (Rio de Janeiro) - 01/03/2014

    OObrigado, Senhor Jesus. É o que está acontecendo comigo no momento. Mas entreguei nas mãos de Deus. E no momento certo Ele agirá. E fará como fez com Coré, Datã e Abirão.

  • Luis (Macapá) - 12/10/2013

    Pois é Andrea: esses 250 viraram churrasquinho; suas famílias foram engolidas pela terra! Como não temer um deus desses? Melhor nem pensar em desobedecer; se não...

  • Andrea (Rio) - 12/10/2013

    Amarás ao próximo como a ti mesmo! Mas se o próximo buscar glória humana, esquece essa frescura de amor e mande os rebeldes e sua família para os quintos dos infernos! Números 16:31... "E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu; e a terra abriu a boca e os tragou com as suas famílias, como também a todos os homens que pertenciam a Corá, e a toda a sua fazenda. Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao Seol; e a terra os cobriu, e pe...

  • Adenilson (Rio de Janeiro) - 12/10/2013

    E assim acontece nos dias de hoje: toda a assembleia é santa e todos somos sacerdotes, não há bispos e presbíteros acima de nos! Há um segmento do cristianismo que se faz seguidores de Coré, Datan e Abirão, não é mesmo?

  • cenira lopes (IPANEMA) - 04/08/2013

    Digo orem aos lideres, escolhidos por Deus

  • cenira lopes (IPANEMA) - 04/08/2013

    a desobediencia a Deus nos leva a perder muita coisas.

  • GASPARIN ((SBC)) - 20/03/2012

    AD, meu caro .... ÓTIMA OPORTUNIDADE QUE TEMOS ... Fico feliz que esta incomodado pois é assim que começam as mudanças o despertar . MAS O DESAFIO É DE MÃO DUPLA, se é capaz de cobrar espero que seja capaz de aceitar e se “MEXER” .... Vamos Lá: ISAIAS 14:12 – Texto original em HEBRAICO ..- (EICH NAFALTÁ MISHAMAIM HEITEL BEN-SACHAR NIGD’TÁ LAÁRETS CHOLÊSH ‘AL GOIM.) – Traduzindo (Pesquise) – (COMO CAISTE DOS CEUS, ESTRELA FILHA DA MANHÃ. FOSTE ATIRADA NA TERRA VENCEDORA DAS NAÇÕES) Onde esta LUCIFER? (LUX FE...

  • ad (colatina) - 20/03/2012

    Postem então aqui Isaías 14:12-14, Apocalipse 12:7-9, Mateus 4:1, 1 Pedro 5:8, Apocalipse 12:9, Apocalipse 12:12. Eu te desafio a provar, qual seja a tradução, que estes trechos não falam do anjo caído ou diabo que vc tanto diz não existir. Aproveite e leia sobre os iluminatis e veja que a estratégia é a mesma, claro, o propósito é o mesmo. E pensa comigo um pouquinho: Se não existe o diabo, quem causa as tragédias sociais, naturais, doenças? Pra que Deus nos advertiu tanto, mas tanto na Bíblia para orarmos e vigia...

  • GASPARIN ((SBC)) - 20/03/2012

    Em nenhum momento eu escrevi que não aceito o velho testamento.. E disse com todas as letras que os Ensinos de CRISTO sintetizam tudo que se relaciona a DEUS... ..AMAI - BEM-AVENTURANÇAS – CARIDADE . Para entender isto não se Precisa do Velho Testamento ou precisa? . Quanto ao Velho Testamento a cultura ocidental exige a EMERNEUTICA e EXEGERE para compreensão (Deveriam saber o que é isto?) .... Senão poderá interpretar errado as escrituras . E por fim entendo toda interferência “GRECO/ROMANA” nas BÍBLIAS ocid...

  • Adailton (São José) - 20/03/2012

    O Antigo Testamento, ou Primeira Aliança, conforme a tradução, é mais difícil de ser compreendido, devido as diversas variações literárias (livros históricos, sapienciais e proféticos, em forma de poesias, parábolas ou narrações), mas tão importante quanto o Novo Testamento.

  • ad (colatina) - 19/03/2012

    então o GASPARIN não aceita o antigo testamento...bom vejamos o que diz o novo testamento (lembrando que no tempo do novo testamento, só existia o antigo...): Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escritur...

  • GASPARIN ((SBC)) - 19/03/2012

    Emerson, sua pergunta é de curiosidade ou vc acredita que existe a mínima chance disto mudar a tua vida? .. Ad, como decorador da Bíblia nota 10 para vc, mas como orientador religioso que tristeza!! .... Emerson, se foi curiosidade pode agradecer ao AD, mas se busca DEUS, vc vai encontrá-lo nos ensinamentos de Cristo e não no Velho Testamento!!

  • ad (colatina) - 19/03/2012

    Se rebelarão pois se afastaram de Deus, foram orgulhosos e julgaram os designios de Deus como não necessários, assim como fazem os que hoje negam a obediencia as Leis de Deus.