A sexualidade faz parte do ser humano e o caracteriza durante toda a sua existência. Não é, portanto, uma atribuição ou uma capacidade funcional, mas é a sua modalidade substancial. Segundo o Gênesis ela é uma realidade boa e a diferença sexual faz parte do projeto de Deus (homem e mulher Deus os criou – Gn 1,27). O mesmo livro retém que o significado da sexualidade está na união (Os dois serão uma só carne – Gn 2,24) e na procriação (sede fecundos, multiplicai-vos – Gn 1,28).
Sendo parte integral da pessoa, o pecado afeta também a esfera sexual. E a Bíblia fala da tentação a qual a sexualidade é exposta, a dor do parto e o abuso do homem sobre a mulher.
Com o passar do tempo o pensamento cristão sobre a sexualidade sofreu a influência de correntes baseadas em visões ascéticas e rigorosas, que sublinhavam aspectos negativos relacionados com ela e também em relação à corporeidade e ao prazer sexual. O resultado foi o abomínio da sexualidade e a criação de muitos prejuízos.
Ultimamente o pensamento tem mudado e a sexualidade vem reconquistando o seu justo valor e se liberta de posições morais tradicionais como aquela que aceitava a sexualidade apenas em caso de procriação ou como algo que devia ser tolerado para evitar outros pecados.
Você que lê essas linhas pensa: “E quando será respondida a pergunta?” Na verdade não existe uma resposta pronta. De modo errôneo, pensamos que a Bíblia é um livro que dá respostas. Não é assim. Dá fundamentos para o nosso comportamento e cabe a cada comunidade continuar a leitura e atualização da Palavra de Deus.
Não tem nenhuma passagem bíblica que fala explicitamente sobre o sexo antes do casamento. Trata-se de uma questão moderna. Da mesma forma a Bíblia não diz que se pode fazer sexo antes do casamento. Dá, contudo, algumas indicações que precisam ser lidas com olhos críticos e sempre dentro da comunidade.
A partir disso poderíamos, por exemplo, retomar o texto do livro do Gênesis. O homem deixa o seu pai e a sua mãe para viver com sua mulher; os dois se tornam uma só carne (2,24). Essa passagem não diz nada sobre o sexo antes do casamento, mas fundamenta toda eventual relação sexual. Quando duas pessoas fazem amor se tornam ‘uma só carne’, uma unidade. O ato sexual une duas pessoas, rendendo-lhes conjunto, um casal. De fato Jesus (Mt 19,5-6) retoma a passagem do Gênesis e acrescenta: “já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar”. Nesse sentido pode ser lido o texto de Êxodo 22,15-16, onde se diz que se algum homem seduz uma jovem não casada deve, como consequência, tomá-la como esposa.
Esses textos não são categóricos em afirmar que não se pode fazer amor antes do casamento. Todavia são claros em afirmar a importância do ato sexual: não é um jogo e nem simples busca de prazer, mas expressão de amor e responsabilidade.
Fazer amor não é apenas um ato como qualquer outro, mas engloba diversas dimensões antropológicas tais como aquela pessoal e interpessoal. Quanto à dimensão pessoal, quando fazemos amor, nos confrontamos com a responsabilidade em relação a nós mesmos, ao nosso crescimento como pessoa. Fazer amor engloba também a dimensão interpessoal, isto é, o ato sexual exige que consideramos o outro como uma pessoa e não um simples objeto de consumo.
Elaine, a leitura da Bíblia evidencia essas idéias e nos ajuda a comportar de modo conseqüente.
É pecado sexo antes do casamento e por quê? Por favor, cite textos.
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 07/12/2019
- 118
Porque os protestantes retiraram os 7 livros do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada?
-
- 06/12/2019
- 228
-
- 06/12/2019
- 550
-
- 05/12/2019
- 629
-
- 04/12/2019
- 757
Newsletter
Arquivos por seções
- Porque os protestantes retiraram os 7 livros do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada?
- Como leigo (servidor do Deus na comunidade), posso proferir antes da leitura do evangelho as palavras "Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo....." ou é restrito apenas aos sacerdotes?
- Quantos Herodes existiram? O Herodes que mandou matar o apóstolo Tiago à espada foi o mesmo que mandou matar os bebés aquando do nascimento de Jesus e executar João Baptista?
- "A criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou” (Rm 8,20). Quem a sujeitou?
- Com quantos anos jesus começou o seu ministério?
- Sobre as revelações do Apocalipse inerentes às igrejas, já foram realizadas algumas profecias desde quando foram escritas e quais são reais?
- A primeira chuva foi o dilúvio?
- Quais as denominações das igrejas cristãs existentes depois do protestantismo de Lutero até nossos dias, reconhecidas pelo CONIC?
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 12/03/2018: Notícias da Terra Santa
- 03/11/2019: Jesus encontra Zaqueu (Lucas 19,1-10)
- 15/08/2019: Assunção ou dormição de Maria
- 04/08/2019: O grego do Novo Testamento
- 30/06/2019: A Bíblia diz quando vai ser o “fim do mundo”?
- 17/04/2019: Por que a mulher deve usar o véu na Igreja?
- 17/02/2019: Os apócrifos
- 18/11/2018: Fim do mundo
- 04/11/2018: Quem escreveu a Bíblia?
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Leão
- Cães
- Timeu
- Estrela de Davi
- Abrasamento
- Origem
- Obede-Edom
- Mulher encurvada
- Correção fraterna
- Anátema
- Jesus chorou
- Aleluia
- Glória
- Oferta alçada
- Profetas
- Comportamento - regras e costumes
- Rebelião
- Discípulo amado
- Paz
- Sulamita
- Pequenos/Pequeninhos
- Árvore da Vida
- Trabalho
- Testemunho/as
- Animais
- Pai Nosso
- Dor
- Sansão
- Espiritismo
- Samaritanos