Olá Freud de São Benedito / CE

Seguidamente chegam perguntas para o site sobre o livro do Apocalipse. De fato o livro do Apocalipse devido à simbologia que utiliza, provoca no leitor e estudioso do livro muitas perguntas.

Olhando o site podemos encontrar duas respostas sobre números no Apocalipse e um artigo. Para ampliar teu conhecimento poderás acessar, deixo a indicação para facilitar:

1 - “Quem são os 144.00 salvos que acompanhan Jesus no Apocalipse?”
Pergunta de Flavio Callegari de Piracicaba e resposta de Silvia Togneri, em 02/10/2011

2 -“Por que tem tantos números doze e sete na Bíblia? Até 144 e 144 mil no Apocalipse se dividim por doze?” pergunta de Peter Ottone do Rio de Janeiro e resposta de Odalberto em 27/01/2012

3 - Os números na Bíblia, estudo de Ildo Perondi”, em 22/09/2005 

A tua pergunta é “Como entender” a questão dos 144.000?

O ponto de partida para entender estes 144.000 assinalados que aparecem no Apocalipse, esta na utilização do uso dos números na Bíblia e na simbologia que os autores utilizam no escrito. Aproveito a resposta que já foi trabalhada e ressalto estes pontos:

Esses 144.000 que aparecem no livro do Apocalipse em 7,4:

“Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: cento e quarenta e quatro mil: (Apocalipse 7,4) Bíblia de Jerusalém

Em Apocalipse 14,1-5 são os assinalados na fronte com o nome do Cordeiro e de seu Pai:

“Tive depois esta visão: eis que o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito sobre a fronte o nome dele e o nome de seu Pai....” (Apocalipse 14,1-...5) Bíblia de Jerusalém.

É a forma de referir-se aos santos marcados e salvos. Se entende também como todo o Povo de Deus, que está completo e organizado. É o povo que guarda a Palavra de Deus e que dá Testemunho do Cordeiro. São todos os justos que não se afastam da Lei de Deus e que mostram ao Império, pela sua fé em Jesus, que o poder de Deus é maior que o poder do Império. Entendemos os 144.000 mil assinalados a partir da numerologia Bíblica.

O número 144.000 na Bíblia e o número 12 (doze)

Estes números tem um significado de perfeição e totalidade. Por isso é o povo perfeito, a totalidade que diante de Deus permanece com sua marca e não com a marca do Império. É o povo que está assinalado, que pertence a Deus, pela sua conduta ou prática sempre fiel a Deus, não volta atrás para o culto ao Imperador.

Para entender o simbolismo do número 12 devemos ter em mente a explicação do número 7, assim para formar 7 se soma 4+3, para se formar 12 se multiplica o 4 vezes 3 dando o resultado tão usado na Bíblia. Este resultado de 4 vezes 3, isto é, um número completo. Ele aparece ao longo de toda a Bíblia. É o número da escolha: 12 tribos de Israel que formam o Povo de Deus no AT; e os 12 Apóstolos no NT que formam o novo Israel, o Povo de Deus do Novo testamento.

Na literatura apocalíptica aparecem estas somas e múltiplos de 12. Os anciãos são 24, isto é: duas vezes 12 (Apocalipse 4,4). Os que serão salvos conforme (Apocalipse 7,4) serão 144.000, isto é 12 vezes 12 e vezes 1000! Número de totalidade (Apocalipse 21,12-14). Ou ainda serão salvos todos os que amaram a Deus no Antigo Testamento e os que pertencem ao novo Povo de Deus no Novo Testamento.

Buscando sempre o significado dos números usados na Bíblia, (é um estudo interessante) chegaremos com mais facilidade a compreensão dos números simbólicos utilizados no texto sagrado.

__________________
Fonte:
CRB, O sonho do Povo de Deus. As comunidades e o movimento apocalíptico, coleção Tua palavra é vida – 7, pág. 137-144, São Paulo, Loyola, 1996.