Conforme o calendário judeu, de 26 de setembro de 2022 até 15 de setembro de 2023 estaríamos no ano 5783 (veja nesse link). Trata-se de um calendário religioso, que pretende indicar o tempo a partir da criação. A base seria a saída do povo do Egito, conduzido por Moisés, que teria acontecido na lua nova do mês de Nissan, correspondente aos nossos meses de março e abril. Isso teria acontecido 2448 anos depois da criação de Adão, ponto de partida na contagem de tempo desse calendário.

Esse calendário considera tanto o movimento da lua quanto o do sol: os meses se contam conforme o ciclo lunar, enquanto os anos se baseiam no ciclo do sol. Os meses são de 29 ou 30 dias e isso faz com que o ano, no final, fique 11 dias mais curtos do que o nosso calendário. Para ‘consertar’ essa defasagem, em alguns anos existem 23 meses (7 anos em cada 19 anos).

Nós seguimos o calendário gregoriano, o mais usado em todo o mundo, sendo o calendário oficial da maior parte dos países do mundo. Ele é relativamente recente e tem pouco mais de 5 séculos de vida. Ele foi criado pelo papa Gregrorio XIII, em 1582. É um calendário que se baseia no sol, tendo um total de 365 ou 366 dias nos anos bissextos, que temos a cada 4 ano. No ano bissexto, o mês de fevereiro tem 29 dias.

Aqui você tem uma visão panorâmica também de outros calendários existentes.