Como respondi há poucos dias, existiram sim. É importante que fique claro que não cabe a um biblista fazer essa afirmação, mas a paleontólogos, que estudam as eras antigas. De fato, a Bíblia não é um livro científico e nem pretende contar a história da humanidade de maneira cronológica. Ela apenas diz que tudo vem de Deus, mas os autores bíblicos, que cientificamente sabiam muito menos do que nós, não podiam contar como Deus criou tudo. Mas, coisa fundamental, sabiam que tudo vinha dEle.

Não pensemos que a Bíblia conta mentiras. Simplesmente não conta coisas científicas, mas conta a verdade sobre a nossa proveniência, sobre quem somos e sobre a ação divina no curso da história da humanidade e de nossas vidas. Essa verdade conheceu os limites do autor humano da Bíblia, pois o fato dos autores serem inspirados não significa que o texto sagrado foi ditado por Deus. A encarnação divina, tanto da Palavra quanto do seu Filho, é uma coisa efetiva e não algo feito de mentirinha; Deus se encarna e assume os limites humanos, embora não pecando.

 

Homo sapiens

É uma expressão latina que se traduz com "homem sábio". É uma definição genérica para caracterizar a fase de desenvolvimento da raça humana em que o ser humano começou a raciocinar, a ter consciência da sua existência... A paleontologia diz que isso acontecheu há cerca de 190 mil anos, aproximadamente.

Você pode ler outras informações sobre esse argomento nesse artigo da Wikipedia.

 

Para aprofundar sobre a correta leitura dos primeiros capítulos da Bíblia, leia essa resposta. Pode também navegar através das várias respostas já presentes aqui no site sobre esse tema.