Colocamos aqui abaixo a pergunta na íntegra:

No tema "mulher no Apocalipse" em 20/03/2013 Odalberto domingos casonatto, responde sobre a mulher prostituta sentada sobre o monte. Em sua resposta ele indica ser Roma o lugar relacionado a tal mulher. Pergunto: não seria Jerusalém o lugar de repouso desta mulher, o ponto central e de partida de suas pretensões? Pergunto baseado nas seguintes passagens: Ap 17,1-13 o anjo leva João ao deserto e mostra a mulher, portanto, Roma não se encaixa. Ap 17,18 o anjo diz que a mulher é a grande cidade. Ap 11,08 o anjo diz que na grande cidade o senhor foi crucificado. Lc 13,31-35 jesus confirma sua morte em Jerusalém. Se possível, gostaria muito de obter uma resposta. Deus os abençoe!


Olá Rinaldo Alves Bolina de Vitoria ES

Li novamente a resposta que foi dada na resposta do dia 20/03/2013 em que se responde sobre a identidade da mulher prostituta sentada sobre o monte.

Quado fazemos uma primeira leitura do texto aparecem duvidas pois aparecem vários nomes. Por exemplo a grande Babilônia, a cidade de Roma, capital do Império Romano, também em Apoc.11,8 fala a grande cidade se chama simbolicamente Sodoma e Egito, onde também o senhor delas foi crucificado (tratando-se neste caso de Jerusalém).

Como considerar no texto a mulher (prostituta), seria Jerusalém ou Roma?

Quando respondi a pergunta levei em consideração que a mulher prostituta seria Roma, a serviço da besta Satanás, perseguindo os cristãos e martirizando.

Os estudos que os autores de interpretação bíblica fazem levam estes pontos em consideração.

Jerusalém aparece também a serviço da Besta é cidade semelhante a Roma com sete colinas, e que também foi cenário de muitos martírios, e esta sendo controlada por Roma e governada. (Ex procurador Romano Poncio Pilatos etc)

Entretanto o foco principal do livro do Apocalipse, olhando seu contexto global, é Roma que esta a serviço da Besta e os povos que Roma domina, da mesma forma se tornam agentes do mal da besta

Concluindo:

A mulher sentada sobre o monte

O autor no capítulo 13,15-17 retorna para a mulher que no verso de abertura, chama de prostituta. No versículo 9 o autor destaca que a mulher está sentada sobre sete colina (consideradas as 7 colinas de Roma se contrapõe as 7 colinas de Jerusalém) A deusa (que para o evangelista João é prostituta) está sentada sobre as sete colinas de Roma, porem a partir de Roma se estendendo para o Mediterrâneo exercendo o domínio Universal (conf. v. 15).

Em conclusão poderíamos dizer, que esta mulher, chamada de prostituta por João, quer implantar o sistema econômico e sanguinário da Besta, ou em palavras mais simples, ao serviço do demônio. Tem com interesse único o domínio e a morte das pessoas.