A sua pergunta provavelmente está ligada a enredo da novela mexicana “Maria Madalena”, que conta essa eventual relação dela com um general romano chamado Caio Valério, que a teria protegida, tomanda-a consigo como escrava e, em seguida, se apaixonando por ela, embora já tivesse casamento marcado com a filha do imperador Tibério.

Nada disso é verdadeiro, mas apenas ficção para atrair a atenção do telespectador, sem nenhuma preocupação com a fidelidade histórica.

A Bíblia, como acontece com tantos personagens, não dá detalhes sobre Maria Madalena. E tudo o que sabemos dela está ali escrito. Além daquilo que encontramos na Bíblia, temos apenas especulações e histórias sem fundamentos e fontes que possam comprovar e provavelmente não verdadeiras.

Como também não é verdadeira a ligação dessa personagem com um passado como prostituta. Essa atribuição faz parte da tradição, mas nada nos Evangelhos traz evidência desse estilo de vida para Maria Madalena (entenda melhor esse tema).

Sabemos que era uma discípula de Jesus, natural de Magdala, uma cidadezinha às margens do Lago da Galileia. O seu protagonismo no cristianismo das origines é evidente a partir do fato que é para ela que Jesus aparece, logo que ressuscitou.

Não conhecemos nem mesmo quem poderia ter sido esse general romano Caio Valério. Existe um cônsul com este nome, mas a sua atividade dentro do Império Romano se deu bem antes da vinda de Jesus, por volta do ano 100 antes de Cristo.