Olá Eudes Teodoro de Cafarnaum - BA!

Uma observação inicial. Este livro do Eclesiástico, faz parte do conjunto dos livros que compõem a Bíblia grega, mas não vamos encontrar no cânon judaico.

Portanto o livro do Eclesiástico se encontrar nas Bíblias de tradução católica que incorporaram os da septuaginta e não se encontra nas Bíblias protestantes, devido a aceitarem somente o Antigo Testamento escrito em hebraico.

 

A qual sabedoria o livro do eclesiástico se refere?

Também chamado o livro do Eclesiástico de livro da “Sabedoria de Jesus, filho de Sirac”, o autor no prologo do livro argumenta: na época do rei Evergetes, indo ao Egito, constatei uma vivência baseada em uma alta sabedoria. Nessa observação julguei necessário traduzir tudo isto em um livro e com muito esforço publiquei fora do país para que as pessoas pudessem conhecer, instruir-se, refomar os costume e viver segundo a lei de Deus.

 

A sabedoria vem do Senhor

O autor abre o primeiro o capítulo 1,1 afirmando: “Toda a sabedoria vem do Senhor” (Eclesiástico 1,1) Bíblia de Jerusalém.

Continua a sabedoria tem como princípio básico o temor a Deus. É a sabedoria que forma a juventude, temente a Deus, e proporciona a todos que a cultivam a felicidade.

 

Para Ben-Sirac a sabedoria se identifica com a Lei

Em seus escritos Ben_Sirac coloca algo de novo na compreensão da sabedoria, ela tem sua identidade marcada pela pratica da Lei. A lei que foi proclamada por Moisés ao Povo de Deus.

Diferente daqueles que divulgaram a sabedoria antes dele Ben Sirac integra a sabedoria divina na sabedoria da corrente legalista. Completando seu pensamento com a afirmação: a observância da lei está na prática exata do culto. Torna-se assim o autor um fervoroso ritualista.