O texto do Antigo Testamento, lido pelos contemporâneos de Jesus, era em hebraico. Mas algumas observações são muito importantes.

Primeiro de tudo, poucas pessoas possuíam o texto bíblico. Não podemos imaginar a difusão do texto assim como é hoje. A impressão foi inventada só 1.500 anos mais tarde. Na quela época os textos eram copiados a mão, sobre pele ou sobre papiro. Além disso, nem todo mundo sabia ler e escrever. O "povão" conhecia os textos bíblicos de memória, especialmente os salmos, que costumavam rezar. O texto bíblico era um privilégio reservado às classes mais influentes.

Havia também alguns judeus que tinham esquecido o hebraico. O povo judeu se difundiu pelo Mediterrâneo e, com o passar do tempo, perdeu o conhecimento da língua sagrada. Foi assim que se decidiu, em Alexandria, no Egito, traduzir o texto hebraico para o grego, para que as pessoas daquela cidade que sabiam o grego, pudessem ter as Sagradas Escrituras em uma língua compreensível. Portanto, haviam judeus que liam a Bíblia em grego. Essa versão grega da Bíblia, conhecida hoje como LXX (Septuaginta) era provavelmente a mais usada entre os cristãos do início.

Um parágrafo especial merece a "bíblia em aramaico". Originalmente, poucos capítulos da Bíblia foram escritos em aramaico. Essa língua, porém, era bastante presente no mundo do Oriente Próximo, na época de Cristo. Por isso a Bíblia foi também traduzida nessa língua. Essa tradução é conhecida como "Targumim". A palavra "targum" significa não só traduzir, mas também "interpretar". É nesse sentido que se deve entender os "targumim". É provável que o texto bíblico era lido nas sinagogas em hebraico, mas depois precisava ser "explicado" para as pessoas que já não sabiam mais o hebraico. Mais tarde essa tradição oral, as explicações que eram dadas, foi colocada por escrito e formou o "Targum", que não é literalmente o texto bíblico, mas a sua explicação, uma tradução livre.

São textos que provavelmente foram colocados por escrito a partir do tempo de Cristo. Existem diversas versões da Bíblia Aramaica.