As autoridades turcas de Chipre declararam que foi encontrada uma antiga versão da Bíblia escrita em siríaco, um dialeto da língua nativa de Jesus. No manuscrito, que dizem ter 2000 anos, existem algumas passagens das Escrituras escritas com carácteres dourados em pergaminhos ligados com um cordão. Numa página se encontra o desenho de uma árvore e na outra 8 versículos escritos em siríaco.

Apesar das declarações dos responsáveis turcos, os espertos exprimem dúvidas e não sabem se se trata de um original de inestimável valor ou de algo falso. As dúvidas vêm do fato que quem encontrou os manuscritos foram pessoas suspeitas, sobre as quais a policia está investigando.

Enquanto o mistério não é esclarecido, algumas considerações podem ser feitas: as escritas douradas testemunham que provavelmente o manuscrito é muito mais recente do que o hipotizado. Peter Williams, diretor da Tyndale House da Universidade de Cambridge, esperto na matéria, diz que a obra não deve ter sido escrita antes do ano 1000.

O siríaco é um dialeto do aramaico, a língua mãe de Jesus, um tempo usada no Oriente Médio e na Ásia Central. Sobravive até hoje, nas igrejas ortodoxas sirianas e na Índia. O aramaico é também usado em rituais religiosos dos cristãos maronitas de Chipre.