Tenho uma dúvida em questão a passagem da carta aos Hebreus 6,4-10!

Pergunta em forma extensa:

Tenho uma dúvida em questão a passagem de hebreus 6,4-10 sou evangélico, já fui batizado a 3 anos sou casado também tive algumas recaídas e nesses intervalos fui orientado em falar com o pastor falei com ele, mas tive outra recaída. Hoje não vejo mais pornografia e não o procurei mais o pastor por vergonha. Vou a Igreja mas não tomo ceia também pelo motivo gostaria de saber como fica esse caso de ter pecado um tempo atrás e a parte de hebreus 6,4 deixou preocupado.

Olá Fernando PC de Barretos - SP!

Na primeira leitura do texto parece que não haverá mais possibilidade de uma volta para Deus, depois da recaída.

Como entender Hebreus 6,6, vejamos o texto o que diz:

 

6não obstante decaíram, é impossível que eles renovem a conversão uma segunda vez, por que da sua parte crucificaram novamente o Filho de Deus e o expõem às injúrias.” (Hebreus 6,6) Bíblia de Jerusalém.

A chave da compreensão está no verbo decaíram. Que tipo de ação, ou fato acontece na vida daqueles que assim procedem.

A melhor interpretação do texto está em admitir que os que decaíram são aqueles que apostataram. Abandonaram os ensinamentos dos apóstolos sobre Jesus. Além de rejeitar a Jesus Cristo, não creem na força salvífica do seu sacrifício (conforme o texto). Este é o caminho que conduz a salvação

Embora tenhas decaído, isto não significa que rejeitaste ao evangelho de Jesus, o fato de frequentar a Igreja atesta teu amor a palavra divina e a Deus. Com certeza Deus não vai negar-te o perdão e uma vez regenerado poderás participar na ceia. Deus não rejeita aqueles que o amam.