A sua pergunta está ligada à tradição que atribui a autoria dos 5 primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, a Moisés (veja, por exemplo Lucas 24,44).

Moisés tem essa fama por que é ele o escolhido por Deus para receber a Lei, os mandamentos, as "10 palavras", mas não foi o autor material de nenhum livro bíblico.

Nós não sabemos quem são os autores dos 5 primeiros livros da Bíblia. Há inúmeras teorias e a mais estudada e defendida retem que o Pentateuco foi elaborado por quatro tradições: Javista (“J”, de Javé, originada no sul), Eloísta (“E”, de Eloîm, oriunda do norte), Deuteronomista (“D”, de Deuteronômio, no norte, tempo dos profetas) e Sacerdotal (“P”, dos sacerdotes, no exílio babilônico). Essas 4 fontes, escritas em tempos diferentes, existiam de forma independente uma da outra e mais tarde alguém colocou tudo isso junto, crianto os 5 livros na forma que temos hoje. Estuda-se onde cada uma dessas fontes nasceu, de quem poderia ter vindo e em que período foi escrita. A pesquisa ainda não é definitiva, embora muitas hipóteses foram levantadas.

 

Sobre as datas mencionadas

Você fala de duas datas que me deixaram com curiosidade, imaginando de onde poderiam vir. A historiografia diz que Moisés teria vivido cerca de 1.200 anos antes de Cristo. Somando os 1.400 anos que você menciona, concluímos da sua colocação que o Jardim do Édem teria existido no ano 2.600 antes de Cristo. É provável que essa sua interpretação derive do calendário hebraico. Segundo esse calendário, atualmente (abril 2017) estamos no ano 5.777. Essa data eventualmente marca os anos a partir da criação, isto é, a criação teria acontecido há 5.777 anos. Obviamente isso não tem nenhum fundamento científico, pois sabemos bem que o homo sapiens existia já 200 mil anos atrás (veja aqui) e as outras criaturas são muito mais antigas.

Sobre a morte de Moisés, você diz que aconteceu 5 anos antes da entrada do povo na Terra Prometida. Na verdade não sabemos. A Bíblia, no último capítulo do Deuteronômio, diz que Moisés morreu tendo visto a Terra Prometida do Monte Nebo, que fica diante de Jericó, na atual Jordânia. Em seguida, começando o livro de Josué, o povo é convidado a entrar na Terra, sem especificar quanto tempo tenha passado.