Uma janela sobre o mundo bíblico

O que Jesus quer nos mostrar em Mt 23,3-4: 'fazei tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam'?



  • Pergunta de Rosivaldo, Gurupi - TO
  • 1104
  • 04/02/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Fariseu |


Olá Rosivaldo de Gurupi - TO!

Se entendermos que são os fariseus no tempo de Jesus ou os doutores da Lei, o que eles representam e a função que exercem, facilmente compreenderemos está passagem que mostra o conflito existente entre os Fariseus e Jesus em Mateus 23,3-4. Olhemos o texto:

Portanto, fazei e observai a tudo o quanto vos disserem: Mas não imiteis as suas ações, pois dizem mas não fazem. Amarram fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens, mas eles mesmo nem com um dedo se dispõem a movê-los.”
(Mateus 23,3-4) Bíblia de Jerusalém.

O texto indica a conversa de Jesus com os discípulos servindo de instrução. Jesus levanta dúvidas a respeito da sinceridade dos Fariseus (eles entendiam a lei de Deus e explicavam ao povo). Jesus é claro quando afirma fazei o que dizem (o que ensinam) mas não façais o que eles praticam. O ensino da lei de Deus pelos Fariseus é verdadeiro mas sua pratica é deturpada pois não observam está lei.

O ensino de Jesus aos discípulos quer mostrar de onde vem a libertação do povo. Será que é da prática farisaica? Jesus quer mostrar que desta pratica vem somente a opressão. Carregam pesos enormes nas costas do povo e ele não ajudam nem com um dedo se quer.

Jesus afirma que os Fariseus: se mostram correto, mas não o são, gostam de honras, de serem vistos e de serem reconhecidos. Usam do poder que tem sobre o povo, para viverem bem e ter privilégios.

Jesus neste episódio mostra o que Deus verdadeiramente quer. Deus quer libertar este povo, mostrar o caminho verdadeiro de justiça que liberta a todos para vida plena.

1104 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook