A emancipação feminina aconteceu apenas no último século, com raras exceções. Na verdade, até hoje, em muitas regiões e situações a discriminação continua. Embora as leis não sejam mais rígidas como no passado, a mentalidade das pessoas, principalmente dos homens, continua, muitas vezes, sem um desenvolvimento plausível.

É difícil responder à sua pergunta. Poderíamos responder que em todas as culturas antigas a mulher era discriminada, na origem. Aos poucos isso mudou. A pergunta, talvez deveria ser: em qual cultura a mulher conseguiu afirmar-se como indivíduo, ter respeitado os próprios direitos como pessoa.

 

Na Bíblia

O desenvolvimento cultural que soube sublinhar o valor feminino está espelhado também na Bíblia. As páginas da Bíblia revelam a palavra de Deus, mas inseridas em um contexto humano. Por isso, nos textos bíblicos encontramos também situações de discriminação, de falta de reconhecimento do papel da mulher.

De qualquer forma, a cultura hebraica dá um valor ao feminino que não tem muita comparação nas outras culturas antigas. Ela está sempre presente e muitas vezes tem um papel de protagonista: Raquel, Miriam, Débora, Judite, Ester, Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena...

É claro que não podemos esperar da Bíblia palavras de emancipação que podemos ouvir hoje, mas as suas sentenças são proféticas, anunciando a sua dignidade e colocando as bases para que o homem a respeite como é, criatura de Deus como ele, feita da mesma maneira, das mãos de Deus.