Jó é um personagem do Antigo Testamento, cuja história conhecemos através do livro que tem o mesmo nome, que faz parte dos livros sapienciais da Bíblia. Era um homem muito rico. Foi colocado à prova por satanás, com a premissão de Deus, mas manteve-se fiel, apesar de sofrer tanta desgraça. No final, por causa da sua fidelidade a Deus, recupera a vida feliz que havia.

Em relação a sua pergunta, lemos no início do livro, em Jó 1,1:

Havia na terra de Hus um homem chamado Jó. Era um homem íntegro e reto, que temia a Deus e se afastava do mal.

Essa citação mostra claramente que era alguém muito ligado a Deus, que observava seus mandamentos.

 

O conceito de conversão

Podemos entender conversão ao menos de duas maneiras. A mais popular é daquele que pertence a uma religião e se converte para outra: alguém é cristão e se converte ao islamismo, tornando-se, assim, muçulmano. Outra nuance de conversão é aquela pedida por Cristo: "convertei-vos...!". Nesse sentido, todos somos chamados à conversão, pois o nosso grau de adesão ao Senhor nunca é perfeito; devemos sempre ir além, romper as fronteiras.

Acredito que Jó passou por um processo de conversão, tendo sua fé aumentada e afirmada. Todavia, não foi alguém que passou de uma religião para outra; era já fiel a Deus antes da sua prova e continou também depois, provavelmente com maior convicção.