Quando o povo de Israel voltou do Egito, liderados por Moisés, os discendentes de Jacó, divididos em doze tribos, de acordo com o número de filhos de Jacó, foram morar em diferentes lugares da Palestina. Isacar se estabeleceu no Norte, com a maior parte do próprio território entre o Vale de Izreel e aquele do Jordão.
Em seguida, aos poucos, as 12 tribos se uniram e elegeram um rei, Saul. Depois veio Davi e em seguida Salomão. Quando Salomão morreu o reino foi dividido em duas partes, o reino do Norte, governado por Jeroboão e o reino do Sul, governado pelo filho de Salomão, Roboão. Dez tribos formavam o reino do norte, chamado Israel, e entre estas estava a tribo de Isacar. O resto formou o reino do sul, chamado Reino de Juda.
Em prática, quando terminou o reino de Salomão as tribos começaram a espalhar-se. A Assíria dominou o reino do norte no Século VIII antes da Era Comum e também o território de Isacar foi conquistado (732 a.C.). Todo o território foi englobado à província assíria de Meguido.
Em Gn 49,14 Isacar é comparado a um Asno ossudo, robusto, capaz de carregar muito peso. Alguns comentários dizem que significa que Isacar é uma tribo que se acontentava com os bens materiais e que se dedicaria à agricultura, sem lutar pelo poder político. Mas ao mesmo tempo que os descendentes de Isacar eram pessoas fortes e receberiam uma herança boa. Realmente a área que ganharam, na Palestina, é muito fértil. Na Bíblia parece que eles estão contente com o território que lhes tocou na divisão. De qualquer forma vemos a tribo com Zabulão, em Juízes 5, lutando e distinguindo-se pela sua bravura.
Reunir de novo as 12 tribos é um ideal messiânico. No Novo Testamento também o Apocalipse, falando dos 144.000 salvados e da Jerusalém Celeste, os coloca em relação às 12 tribos.
Não tenho notícias, hoje, de uma localização particular desta tribo. Por curiosidade, 12 de outubro passado o Congresso Mundial dos Judeus trouxe a notícia do reconhecimento formal pelos rabinos de Israel de um grupo de 200 hebreus da Índia como descendentes da tribo de Manassés ('b'nei Menashe')