A pergunta completa da nossa leitora Thaina:

Meu marido foi casado durante 16 anos. No primeiro casamento ele não era cristão. No finalzinho do casamento, ele conheceu o Senhor, porém teve mais uma recaída e traiu a ex mulher e ela decidiu dessa vez pedir o divórcio. Depois de uns 5 anos, nos conhecemos e ele me levou para conhecer o Senhor e logo começamos a namorar. Eu tenho 20 anos e ele tem 40. Depois de 1 ano e 6 meses juntos, nos casamos. Ele é meu primeiro marido e quando nos casamos já estávamos firmes com Deus. Neste caso seria adultério?

Olá Thaina de Guarulhos - SP!!

A sua pergunta foge um pouco dos objetivos do portal; ele se dirige mais a questões especificamente bíblicas. Mas em consideração a tua estima pela palavra de Deus, indico algumas considerações. Novamente alerto que uma resposta mais abalizada deveria partir de alguém que conheça mais a questão das leis do matrimonio, seja civil ou religioso.

 

Algumas considerações para formular uma resposta.

Suponho que eu tenha entendido sua pergunta. Falas do primeiro casamento do teu atual marido, mas não mencionas se eram casados no religioso e civil. Como falas em divórcio, imagino que eram casados no civil.

Para determinadas Igrejas exemplo: a católica uma segunda união implicaria em adultério. Se olharmos só o que está escrito por lei. No caso do primeiro casamento do teu atual marido se ele não era casado pelo religioso, não implicaria em adultério a tua situação atual. Mesmo assim os que seguem a religião católica observam as normas do direito canônico que supõe, a questão dos filhos, da educação deles, do sustento, da mulher, as condições depois do casamento etc. Tudo isto é levado em consideração, moralmente falando. Exemplo: Não seria digno ir para um segundo casamento deixando em necessidade os filhos e a mãe dos filhos. Quem asseguraria que na segunda tentativa não aconteceria o mesmo.

Falas que estão casados, mas não diz se é no religioso, suponho que sim. Neste caso deverás conversar com o Pastor que orientou o casamento, pois cada denominação religiosa tem suas próprias orientações. Para muitas Igreja não existe problema para um divorciado casar novamente, outras como a católica não admite.

O que eu posso dizer, é o seguinte. Veja com teu pastor na Igreja como está sua situação, continues praticando tua fé, crendo e observando a palavra de Deus, que não estarás em um caminho errado. Cabe a Deus julgar o que se passa no teu coração.