Olá Lucinara Ouro Preto do Oeste - RO!

A sua o pergunta é abrangente, dificultando a resposta. Sabemos que cada local geográfico utiliza dos materiais que estão mais a mão. Assim se é o norte de Israel, as pedras para a construções eram de colocação negra, de origem vulcânica. A arqueologia comprova a origem dos materiais com as sobras das construções enterradas pela areia durante um milhar de anos.

Em Jerusalém, o tipo de pedra é diferente da pedra do norte. A arqueologia desenterrando as construções descobrem pela forma de corte das as pedras a época da construção. Os cruzados tinham um tipo de corte de pedra. Na época de Herodes o grande, as pedras eram enormes e tinha a caraterística de um friso nas bordas.

Para responder sua pergunta me fixo no material de construção que foi usado na construção do templo de Jerusalém. Existe o comprovante Bíblico que nos ajuda a entender: No livro 1 Reis capítulo 6 fala da construção do Templo de Jerusalém. No versículo 7 fala que o Templo foi construído com pedras que chegavam ao local perfeitamente cortadas, eliminado o barulho dos martelos no corte das pedras. De onde vinham estas pedras. Muitos estudiosos localizam como local da extração das pedras da construção do templo as cavernas do Rei Salomão, os judeus chamam este local ao norte da cidade de Jerusalém como as Cavernas de Sedequias. (Atualmente está no subterrâneo do bairro árabe de Jerusalém) Avança em cavernas subterrâneas por centenas de metros, existindo verdadeiras salas que ficaram abertas com a extração das Pedras. A Maçonaria mundial, até o surgimento do estado de Israel realizava nestas salas subterrâneas muitas de suas cerimônias lembrando a origem da maçonaria formada pela associação dos pedreiros e construtores.

Quanto a madeira utilizada: O versículo 15 assim diz:

“forrou com placas de cedro o lado interior das paredes do Templo, ... e com tábuas de cipreste o assoalho do templo”. (1 Rs 6,15) Bíblia de Jerusalém.

Sabemos que a Região de Jerusalém e rodeada de desertos, e o cedro utilizado na construção veio do Líbano, não só a madeira mas os operários que conheciam a técnica do trabalho da madeira. Tudo isto deve ter custado fortunas para o Rei Salomão.

Nesta época viveu Israel um período de estabilidade econômica e riqueza. Possibilitou o Rei Salomão tomar esta iniciativa grandiosa, custando fortunas para o tesouro do estado.

Aconselho a leitura desta narrativa da construção do templo e poderás ter uma ideia, do material, da quantia, da origem e dos custos.

Nota: Se a sua pergunta era outra, favor recolocá-la e enviar de forma mais clara e responderemos.