Aonde foi o primeiro Batismo e qual o pais?

Olá Ana Paula de Blumenau - SC!

Abrindo o Novo Testamento encontramos a resposta a sua pergunta. Vejamos a abertura do evangelho de Marcos em 1,4:

“Assim, João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados” (Marcos 1,4) Bíblia de Jerusalém.

Esta passagem de Marcos mostra João em atividade no deserto, proclamando a mudança de vida e batizando as pessoas. Podemos considerá-lo o primeiro a batizar. Logo adiante Marcos fala do Batismo de Jesus, que se sujeita ao batismo de João sem haver necessidade.

Sabemos que os apóstolos de Jesus também foram batizados por João. O evangelho de João cita que discípulos seus quando apresentados a Jesus por João passam a seguir Jesus. Vejamos a passagem do evangelho de João 1,35:

“35No dia seguinte, João se achava lá, de novo, com dois de seus discípulos. 36Ao ver Jesus que passava, disse: “Eis o cordeiro de Deus. 37Os seus dois discípulos ouviram-no falar seguiram Jesus.” (João 1,35-37) Bíblia de Jerusalém.

Este ritual do Batismo continua depois com os apóstolos e pela Igreja de Jerusalém.

Qual o país que estes fatos aconteceram?

João Batista atuava no deserto da Judéia, nas cercanias de Jericó. O Novo Testamento, fala em João 1,28:

“Isto se passava em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João batizava” (João 1,28) Bíblia de Jerusalém.

João precisando de água para o batismo, aproveitava da abundância das fontes de água ali existentes e do próprio Rio Jordão.

Esta Região do Rio Jordão acerca de Jericó, é considerado o lugar do Batismo de Jesus e da atividade de João Batista. Atualmente é zona de fronteira, tornando-se praticamente impossível, visitar, devido a segurança. Ali existem, cerca de arame farpado, faixa de capo minado em toda a extensão da fronteira com a Jordânia e uma estrada militar ao longo da fronteira para deslocamento e patrulha.

Atualmente muitos grupos de peregrinos em particular os protestantes, realizam cerimônias de Batismo em um lugar especial para isto, ao norte, na saída do rio Jordão do Mar da Galileia, onde o Rio Jordão tem abundância de água.