Olá Nelsinho de Oliveira Gomes de Carapicuiba - SP!

Quanto a autoria da carta aos Romanos, como sendo de Paulo encontramos nos comentários o consenso unanime que a carta aos Romanos é de autoria de Paulo. Para isto, existe muitos argumentos favoráveis, o vocabulário empregado, as ideias, o estilo a forma de argumentação. Tudo isto confirmam sua autoria.

O amanuense Tércio auxilio Paulo na escrita da carta aos Romanos.

Os poucos registros que negam ou colocam em dúvida trechos da carta aos Romanos como sendo de Paulo não tem credibilidade entre os estudiosos do Novo Testamento. Portanto podemos dizer que Paulo escreveu essa carta com o auxílio de Tércio, (τερτιος) o seu amanuense, escrevente, (conforme Romanos 16.22).

“Eu, Tércio, que escrevi esta carta, saúdo no Senhor” (Romanos 16,22) Bíblia de Jerusalém.

As provas em favor da autoria de Paulo a carta aos Romanos.

Sabemos que Paulo foi educado na cultura grega, sabia muito bem a escrita grega. Conheceu a forma de pensamento grego, e o jeito de discursar. As proposições da diatribe vindas da filosofia grega, foi largamente utilizado em seus escritos: Tese Antítese e Sintese final. Nos seus discursos encontramos esta forma de apresentação das verdades. Apesar disto Paulo utilizou um costume da época empregando o chamado amanuense para escrever aquilo que ele ditava. Nesta forma sabemos que o amanuense tinha certa liberdade na redação do documento, agindo como uma espécie de taquígrafo. Devido a isto Paulo recebeu muitas críticas de seus opositores, que negavam a autoria de suas cartas. Todavia o teor de Romanos não deixa dúvidas de que todo o seu conteúdo reflete o estilo de Paulo escrever, seu vocabulário seu pensamento teológico pastoral.